Prisca é uma estudante muito aplicada e mora na Tanzânia. Quando cursava o Ensino Fundamental, seus professores não faziam objeção ao fato de ela faltar às aulas aos sábados. Mas, ao se aproximar o momento de fazer o exame nacional, as coisas mudaram. O resultado dessa prova determinava o futuro dos alunos. Se o aluno obtivesse bom resultado, poderia ser admitido nas melhores escolas de Ensino Médio e futuramenteentraria na universidade.
As escolas têm grande participação no preparo dos alunos para esses exames. Elas são avaliadas de acordo com as notas que os alunos alcançam. Por isso, os professores dão aulas extras aos sábados, para ajudá-los a se prepararem para o exame.
Pressão
Existe muita pressão sobre os alunos. Mas para os adventistas, a pressão é ainda maior. Na escola em que Prisca estuda há somente dez alunos adventistas entre 400 estudantes. Infelizmente, alguns adventistas escolhem frequentar as aulas de sábado, tornando as circunstâncias mais difíceis para aqueles que se recusam a assisti-las nesse dia.
A diretora-assistente da escola é adventista. Ela é uma professora dedicada e respeitada que defendia os alunos adventistas que não participavam das atividades no sábado. Mas, certo dia, o diretor anunciou que nenhum aluno deveria faltar às aulas de sábado. Todos sabiam que esse aviso era especificamente para os adventistas. Não podiam fazer nenhum pedido e não havia ninguém para interceder por eles.
“Não quero que nenhum de vocês me peça permissão para faltar”, ele disse. Então, olhou diretamente para Prisca e acrescentou: “Espero que você esteja aqui.” E saiu da sala. A menina sentou atordoada. Ela sabia que o diretor a procuraria no dia seguinte e, se ela não fosse à escola, teria problemas. Mas, estava decidida a permanecer fiel às suas convicções.
Quando os amigos perguntaram o que ela faria com as aulas especiais que começariam no dia seguinte, ela respondeu que estaria na igreja, adorando a Deus.
Oração
Naquela noite, Prisca conversou com os pais sobre o anúncio do diretor. Ela estava preocupada, pois se perdesse os simulados, não seria aprovada no exame nacional. O pai a fez lembrar que Deus nunca foi derrotado e que Ele resolveria a situação.
Então, orou e pediu que Deus ajudasse a filha a permanecer firme em sua fé. Prisca ficou mais calma. No sábado, ela foi à igreja, mas foi difícil manter a mente alheia ao que estava acontecendo na escola.
No domingo, Prisca telefonou para algumas colegas de classe para saber o que tinha acontecido, mas não conseguiu falar com ninguém. Na segunda-feira, como de costume, ela se preparou para as aulas. Antes mesmo de chegar à escola na manhã de segunda-feira, uma de suas colegas correu para cumprimentá-la. “Prisca, você deve ter poderes mágicos!”, disse. Prisca olhou intrigada para a colega, que continuou falando: “Nós viemos para a escola no sábado de manhã, como o diretor falou. Mas ele teve uma emergência familiar e cancelou as aulas!”
“Que pena que o diretor teve uma emergência”, Prisca disse. “Não tenho nenhum poder especial. Somente Deus é poderoso. Minha família e eu oramos para que Deus me ajudasse a ser fiel e crer que Ele agiria nessa situação. As orações são preciosas para Deus e Ele ouve quando conversamos com Ele.”
A amiga, que nunca se interessava quando Prisca tentava falar com ela sobre Deus, pensou por um momento. Então, perguntou: “Como posso ter uma fé igual à sua?” “A fé vem quando passamos tempo com Deus, conhecendo-O de verdade”, Prisca respondeu. “Leia Sua Palavra e converse com Ele.”
A amiga pediu que Prisca orasse com ela. Algum tempo depois, ela aceitou o convite para visitar a igreja. Continuou frequentando os cultos e aprendeu a desenvolver um relacionamento com Cristo. Um ano depois, aceitou Jesus como seu Salvador e pediu o batismo.
“Sou feliz por manter meu compromisso de guardar o sábado, não importa o que aconteça”, Prisca diz.
Nossas ofertas missionárias ajudarão a treinar os jovens a permanecer fiéis às suas convicções. As escolas adventistas treinam jovens para liderar e conduzir pessoas a Cristo. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a concluir o hospital, muito necessário para alcançar mais pessoas para Cristo.
Resumo Missionário
• A Tanzânia está localizada no coração da África Oriental. É um país com 46 milhões de habitantes, dos quais 437 mil são adventistas. Isso representa um adventista para cada 105 habitantes.
• Mwanza é a segunda maior cidade da Tanzânia com uma população de aproximadamente dois milhões de pessoas. entretanto, a região tem cerca de oito milhões de pessoas e quase 134 mil Adventistas, ou seja, um adventista para cada 60 habitantes.
FONTE: Lição da Escola Sabatina(2° Trimestre 2013
)