Ótima Oportunidade

terça-feira, 23 de abril de 2013

Necessidade Urgente

Por mais de 30 anos, a clínica médica adventista em Mwanza, Tanzânia, serve a vasta região norte do país. Centenas de vidas foram salvas e milhares de pessoas são abençoadas através deste ministério.

Zacarias chegou à clínica com malária, doença potencialmente letal contraída por picada de mosquito. Ele pensou em ir ao hospital público, mas sabia que estava superlotado e que teria um tratamento mais adequado na pequena clínica adventista. Foi internado e tratado durante vários dias. Enquanto recebia tratamento, os funcionários falaram gentilmente com ele sobre Deus. “Gostei muito da atenção que recebi das enfermeiras e dos médicos quando estive doente,” ele disse. “Eles transmitiram esperança de que eu me recuperaria, mesmo durante as horas mais sombrias. Fiquei feliz quando me falaram sobre Jesus. Agora tenho fé em Deus.” Zacarias ainda não é adventista, mas testemunha positivamente a respeito da clínica adventista, do pessoal e do atendimento médico.

Mara chegou à clínica depois de passar quatro dias em trabalho de parto no hospital local superlotado. Ela estava com medo e sentia dor. A equipe da clínica adventista orou por ela e a ajudou a dar à luz. Mara contou ao marido como os funcionários cuidaram dela. Embora a família pertencesse a outra religião, ele se mostrou grato pelas orações em favor da esposa e do filho. Mara e seu bebê continuam recebendo tratamento na clínica, sabendo que os adventistas realmente se preocupam com eles.

Mas o ministério da clínica vai além da assistência médica. Uma enfermeira não adventista ficou impressionada ao ver os funcionários da clínica orando pelos pacientes. Ela também percebeu que os sábados são especiais, marcados por uma atmosfera de paz e serviço que nunca havia experimentado. Embora nenhum negócio seja realizado aos sábados, os pacientes recebem todos os cuidados necessários e uma atenção especial é dada às necessidades espirituais. A enfermeira começou a fazer perguntas e aprendeu mais sobre a filosofia e os ensinamentos dos adventistas. Ela está estudando a Bíblia com o capelão e continua perguntando sobre o que torna os adventistas pessoas especiais.
 
Omary é líder da comunidade. Quando a prefeitura da cidade doou um terreno para a clínica adventista em 1979, sua família foi uma das primeiras a utilizar os serviços da clínica, mesmo professando outra religião. Desde então, a família continua usando os serviços médicos da clínica.

A irmã mais velha de Omary teve problemas no coração e no fígado. Quando ela desenvolveu uma úlcera grave na perna, o médico a tratou, mas ficou preocupado e a incentivou a ir ao hospital local para um tratamento mais adequado. Ela se recusou a ir. “Quero ser tratada aqui”, insistiu. Então, o médico e as enfermeiras trataram e oraram por ela e sua saúde melhorou.

“Com o passar dos anos, a clínica tem crescido e progredido”, Omary diz. “Os funcionários se empenham bastante a despeito dos poucos recursos. Hoje, vemos um novo hospital sendo construído ao lado de nossa casa, e esperamos não precisar ir a outro hospital para ter um melhor tratamento. Podemos ser tratados em nossa própria comunidade.Essa instituição possui excelente reputação. Estamos alegres com os adventistas por esse novo hospital.”

“Não sou cristão, mas sei que os adventistas se importam com as pessoas, independentemente de sua crença”, Omary acrescenta.

Daniel é empresário em Mwanza. Ele e a esposa tinham a clínica adventista como a principal instituição de saúde desde seu casamento. Quando a esposa ficou grávida, ela pediu ao médico da clínica adventista que acompanhasse a gravidez. Porém, preocupado com a possibilidade de ela ter complicações durante o parto, o médico a encaminhou para o hospital regional. Tudo correu bem, e hoje Daniel diz: “Minha esposa e o bebê estão bem; por isso estou agradecido.” E acrescenta: “Estamos ansiosos para que o hospital adventista seja concluído e assim possamos receber todo tratamento médico em um só lugar. Enquanto isso, temos que ir à clínica para receber tratamentos médicos. Ficamos impressionados com o cuidado que recebemos e não queremos ir a outro hospital.

“Sei que esse hospital será de grande benefício para a comunidade porque os funcionários da clínica adventista realmente cuidam bem das pessoas. Eles oferecem mais que tratamento físico; dão assistência espiritual e abençoam a todos que vão ali em busca de saúde.”

A clínica adventista existe para suprir as necessidades de uma grande população do norte da Tanzânia. Os adventistas de todo o país se sacrificam para construir o hospital.
 
Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a concluir esse projeto para que mais pessoas sejam abençoadas através do toque curador e nutrição espiritual que receberão ali.

Resumo Missionário 
• A clínica adventista de Mwanza tem 15 leitos e 27 funcionários. Cerca de 100 pacientes são atendidos diariamente. É a única instituição de saúde da região que funciona 24 horas.
• O futuro hospital atenderá uma região onde vivem 700 mil pessoas. Os serviços disponíveis serão: pronto-socorro, ambulatório, seminários sobre viver saudável, saúde maternal e infantil, internação e cirurgias.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário