Ótima Oportunidade

terça-feira, 16 de abril de 2013

Um Coração Pesquisador

Desde a infância, a mente perspicaz de Stephen fazia muitas perguntas sobre Deus. Quando ouviu a história da criação, percebeu que Deus descansou no sétimo dia; mas a igreja que ele frequentava guardava o domingo. “Como pode o domingo ser o primeiro e o sétimo dia da semana?”, perguntava-se. Ninguém lhe deu uma resposta satisfatória.

Mistérios e Enigmas 
Durante o Ensino Médio, ele frequentou diferentes igrejas, em busca da verdade. Mas em cada igreja parecia faltar alguma coisa. E a questão do sábado continuava incomodando-o. Pela leitura da Bíblia, ele se deparou com os Dez Mandamentos e concentrou seus pensamentos no enigma do sábado e domingo. Ele perguntou a um líder cristão sobre o assunto, mas em vez de obter uma resposta, foi aconselhado a evitar contato com pessoas que guardavam o sábado.

Stephen sempre ouvia coisas negativas sobre as pessoas que guardavam o sábado. Alguns críticos diziam que elas adoravam o diabo, comiam carne humana e bebiam sangue. Stephen suspirava: “Será que um dia encontrarei uma resposta satisfatória?”
 
Certo dia, ele foi à tesouraria da escola e o contador lhe entregou uma revista sobre o sábado. Ansioso para ler, ele a levou para seu quarto. Mas outro garoto a arrancou das mãos dele antes que ele a lesse.

Quebrando Preconceitos
No período de férias, Stephen voltou para casa e encontrou alguns livros que seu irmão havia levado. Um desses livros era O Grande Conflito. Ele leu com atenção, conferindo os textos bíblicos para ter certeza de que o livro dizia a verdade. Ficou impressionado, convenceu-se de que o livro apresentava a verdade e compartilhou com seus amigos o que estava aprendendo. Um rapaz desejou saber mais sobre o sábado. Stephen começou a procurar alguém que guardasse o sábado e conheceu um adventista que respondeu às perguntas que o incomodavam havia tanto tempo. 
 
Enquanto estudavam juntos, ele percebeu que o adventista falava a verdade. Stephen foi convidado para ir à igreja. Ele aceitou o convite, mas a igreja adventista mais próxima ficava a três horas de caminhada. Então, ele se lembrou dos rumores de que os guardadores do sábado eram adoradores do diabo. Mesmo assim, ele estava decidido a ver com os próprios olhos se eles adoravam a Deus como a Bíblia ensina ou se eram realmente adoradores do inimigo.

No sábado de manhã, Stephen encontrou seu novo amigo e foram à igreja. Ao chegar, Stephen deixou o amigo entrar primeiro, enquanto observava se os irmãos entravam pelos fundos ou se tiravam a roupa. Mas todos entravam reverentemente e pareciam normais. Mesmo assim, Stephen se manteve atento a cada coisa que parecesse anormal.

Ouviu atentamente enquanto os membros discutiam a Lição da Escola Sabatina. Leu os textos bíblicos e descobriu que aquelas pessoas ensinavam a verdade contida na Palavra de Deus. Depois do culto, Stephen foi convidado a participar do almoço. Ele olhou cuidadosamente para o alimento sobre a mesa. Viu que não havia carne humana nem sangue. Na verdade, ele não viu nenhuma carne. Depois do almoço, participou de outro estudo da Bíblia, um banquete para um coração carente da verdade. No caminho de volta para casa, ele decidiu que voltaria àquela igreja para adorar a Deus novamente.

Um Passo de Fé
Stephen ficou convencido de que a igreja adventista ensinava a verdade encontrada na Bíblia e decidiu ser batizado. Seus pais se opuseram à decisão dele e a diferença religiosa prejudicou o relacionamento familiar. Finalmente, Stephen saiu de casa e se mudou para outra cidade onde encontrou um trabalho que lhe permitiu guardar o sábado. Ele encontrou uma nova família na igreja e começou a compartilhar sua fé com outras pessoas. 

Várias famílias aceitaram a Cristo através de seu testemunho. 
Apesar dos problemas relacionados com o sábado, Stephen estudou Agricultura na escola local e conseguiu se graduar. Mas ele ansiava estudar a Palavra de Deus intensamente. Então, soube que existia a Universidade da África Oriental e viajou até o Quênia para se matricular. Ele não tinha patrocinador nem bolsa de estudos. Precisava trabalhar muitas horas para pagar os estudos. Mas, permaneceu determinado e, em pouco tempo, concluiu o curso. Ele deseja voltar à casa de sua família para compartilhar o evangelho.

“Há poucos adventistas na minha região; é quase uma área não alcançada”, diz. “Tem sido uma longa jornada em busca da verdade, mas agradeço a Deus por essa escola que O coloca em primeiro lugar.”

Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir casas para alunos e professores da universidade, além de um prédio de salas de aula para o ensino fundamental, para que mais jovens possam se preparar para servir a Deus e à humanidade no leste africano.

Resumo Missionário
• A Universidade da África Oriental, em Baraton, no oeste do Quênia é uma das três universidades patrocinadas pela Divisão Centro-Leste Africana. elas oferecem vários cursos de treinamento para que os alunos sirvam a Deus e a seu país.
• Mais de dois mil alunos estão matriculados, e mais jovens desejam estudar na universidade. Mas não há acomodações para todos. parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir casas para os alunos casados e professores, para que a instituição sirva a uma população crescente de alunos do leste africano.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre  : Abr l Mai l Jun 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário