Em 1995, um jovem casal adventista, Gideon e Pam Petersen, chegou ao norte de Namíbia para trabalhar entre o povo himba. Na pequena cidade de Opuwo, e também ao redor, eles encontraram alguns adventistas, um dos quais pertencia a esse povo.
Primeiras Dificuldades
Os Petersen convidaram Kapitango, um rapaz que falava o idioma himba, para ser o tradutor deles. Assim, enquanto trabalhava com Kapitango, Gideon aprendeu a falar himba e, juntos, começaram a ensinar a esses nativos os princípios básicos a respeito de Deus. Mas eles pareciam não entender o que Petersen ensinava. Mesmo assim, eles continuaram tentando e, como resultado, Kapitango e outros dois rapazes aceitaram a verdade divina e foram batizados.
Os Petersen tentaram de todas as formas ajudar o povo a entender as histórias bíblicas, mas as ilustrações em papel e em feltro não funcionavam, porque o povo não entendia o que via. Eles tentaram dar aulas de alfabetização, mas perceberam que isso também não contribuía para atrair aquelas pessoas para Cristo.
A equipe orou pedindo sabedoria para alcançar os amigos himbas e resolveram passar mais tempo com eles, trabalhando ao seu lado, ouvindo-os conversar, descobrindo o que era importante para eles e no que acreditavam. Mesmo assim não conseguiam alcançá-los.
Comunicação Facilitada
Os Petersen continuaram observando, ouvindo e procurando respostas que lhes dessem acesso à mente dos himbas. Enquanto Gideon Petersen observava a realização de um festival que envolvia dança, histórias, cânticos e poesia, percebeu que aquelas pessoas possuíam estilos diferentes de comunicação. Então, começou a compreender como os himbas relacionavam seu mundo através desses meios.
Enquanto estudavam música entre culturas não alfabetizadas, os Petersen perceberam que as pessoas tinham uma cultura oral; elas transmitiam oralmente suas crenças, sua história e valores para as gerações futuras. Mas essa cultura oral era singular entre eles. Então, eles precisavam ouvir a mensagem do evangelho usando suas próprias tradições culturais: poesia, técnicas de contar histórias e cânticos.
Os Petersen gravaram as histórias contadas no idioma himba com o objetivo de estudar o que era mais atrativo e memorável para aquele povo. Então, começaram a traduzir as histórias bíblicas para o himba de acordo com isso. Eles descobriram que precisavam explicar a maioria dos personagens e eventos bíblicos. Os himbas nada conheciam sobre anjos. Por isso, os Petersen explicaram que os anjos eram mensageiros de Deus. A cultura himba não entendia o significado de pecado. Por isso, eles tinham que explicar de uma forma que pudessem entender.
Eles gravaram uma fita cassete com a primeira história para um dos líderes do vilarejo. O líder gostou tanto e ouviu tantas vezes que as pilhas acabaram. Uma mulher que tinha ouvido as histórias gravadas pediu para acompanhar os Petersen somente para ouvi-las. Os Petersen perceberam que tinham encontrado a maneira de comunicar a história de Deus aos himbas!
Eles pediram a um pastor protestante que gravasse as histórias para o projeto. O pastor inseriu também cânticos com o objetivo de tocar o coração dos himbas.
A equipe descobriu o MP3 player movido a energia solar, que eles apelidaram de “God-Pod” (Deus-Pod), tornando-se um meio confiável para levar a mensagem durante anos. Sendo movido a energia solar, não precisa de pilhas. O MP3 foi feito de maneira simples e resistente para ser usado em lugares remotos como os desertos da Namíbia.
Novos Líderes
Enquanto a equipe preparava histórias e lições para tocar no MP3 player, os Petersen treinavam líderes locais para assumir o trabalho. Por isso, pediram que os líderes da igreja da Namíbia autorizassem Kapitango a estudar Teologia. Ele já está concluindo o curso. Enquanto estuda, escreve histórias para o projeto MP3. Eles estão buscando outras pessoas que possam assumir o trabalho de produzir as histórias e evangelizar o povo himba.
O projeto MP3 foi lançado oficialmente em maio de 2011. Dezenas de MP3 players já foram distribuídas aos líderes dos assentamentos himba. Todos podem ouvir as histórias durante a hora da sesta, no período mais quente do dia, ou ao redor da fogueira nas noites frias. Mas existem centenas de pessoas nos assentamentos e vilarejos que precisam receber um MP3 player a fim de que possam ouvir o evangelho. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a continuar o projeto que os Petersen iniciaram entre o povo himba. Nossas ofertas financiarão a tradução de histórias, as gravações e a compra de MP3 players para milhares de himbas que ainda não ouviram o que Deus tem a lhes dizer no próprio idioma deles.
Resumo Missionário
– A Namíbia está localizada na costa sudoeste da África. O nome do país é inspirado no deserto Namibe, que abrange a costa namibenha. É considerado o deserto mais antigo do mundo e contém as maiores dunas de areia da Terra.
– Cerca de 2,1 milhões de pessoas vivem na Namíbia. É o segundo país menos populoso no mundo. A maioria das pessoas que vive ali é descendente dos africanos. Tradicionalmente, essas pessoas são nômades, seguindo as chuvas que provêm pastagens para o gado. Elas aprendem a viver em climas e circunstâncias muito difíceis.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2012)