Naw Zar Mon bateu na porta da pequena casa e esperou que o idoso morador a abrisse. Com um gesto, ele a convidou para entrar e ela se sentou à mesa, esperando que ele predissesse seu futuro e garantisse que a solidão que a acompanhava logo tivesse fim.
O homem apertou os olhos e disse:
– Alguém se importa com você.
– Quem? – Naw Zar Mon perguntou ansiosamente, inclinando-se em direção ao homem.
– Não conheço a pessoa – ele respondeu, pensativo – mas vejo o amor.
Enquanto voltava para casa, o medo e a solidão de Naw Zar Mon pareciam ter diminuído.
– Seja você quem for – sussurrou para o desconhecido que a amava – por favor, cuide de mim.
O Retrato na Parede
O marido de Naw Zar Mon servia as Forças Armadas. Por isso, eles se mudavam com frequência. Ela não gostava dessas mudanças nem de despedidas e ter que fazer novos amigos em um lugar novo.
Ela fez uma pausa para se alongar, enquanto esvaziava as caixas em sua nova casa. Viu na parede um quadro que os inquilinos anteriores tinham deixado. Alguém lhe falara que aquele retrato era de Jesus, o Deus dos cristãos. Embora Naw Zar Mon não fosse cristã, sentiu-se atraída pela figura. Aproximou-se e analisou o rosto do homem. “Que amor vejo em Seus olhos!”, pensou. Todos os dias ela olhava para o quadro. “Certamente, o Deus dos cristãos é amoroso”, pensava.
Quando ela descobriu que seu vizinho, U Chin, era cristão, perguntou:
– O Deus dos cristãos é amável?
– Oh, sim! – U Chin disse. – Ele é um Deus de amor!
U Chin abriu a Bíblia no Salmo 23.
– Leia isto – ele disse. – Deus é assim.
Os olhos de Naw Zar Mon acompanharam as palavras confortadoras. “O Senhor é meu pastor: nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas,... Certamente Sua bondade e misericórdia me seguirão” (NVI).
– Por favor, fique com a Bíblia e leia – U Chin disse.
Quanto mais Naw Zar Mon lia o Salmo 23, mais se sentia atraída por Jesus, o amável Pastor. “Jesus é aquele que me ama”, pensou. Ela parou de se curvar diante dos ídolos em sua casa. Quando o marido dela entendeu seu desejo de adorar só Jesus, ele retirou as imagens de sua casa.
Oposição e Boas-Vindas
Mas nem todos foram simpáticos ao desejo de Naw Zar Mon de seguir Jesus. Quando seu marido foi designado para uma função perigosa, ele pediu que ela fosse, com seus filhos, morar com os pais dela na capital. Eles a acolheram bem até saber que ela estava adorando a Deus em vez de seus deuses. Então, a expulsaram de casa.
Ela foi morar com os pais do marido, mas seu sogro não permitia que a Bíblia fosse lida em sua casa.
Naw Zar Mon encontrou uma casa vazia e pediu informação sobre os proprietários.
– Eles estão adorando naquela igreja – um vizinho disse, apontando para um prédio próximo. Naw Zar Mon ficou perplexa, pois era sábado. “Os cristãos não adoram a Deus no domingo?”, ela se perguntou. Voltou mais tarde e alugou a casa.
Ela começou a frequentar a igreja perto de sua nova casa. Lá, Jesus Se tornou muito especial para Naw Zar Mon. Quanto mais ela estudava a Bíblia, mais doce o amor de Deus se tornava para ela.
Quando o marido de Naw Zar Mon foi transferido para uma nova base, ela e seus filhos se juntaram a ele. O marido recebeu a família e apoiou a fé de Naw Zar Mon. Mas a vida na base militar era difícil. Quando falaram para Naw Zar Mon trabalhar no sábado, ela se recusou e não desistiu de sua fé.
– Precisamos nos separar novamente – Naw Zar Mon falou ao seu marido, com os olhos marejados.
O marido de Naw Zar Mon levou a família para a casa dos pais da esposa, mas quando souberam que ela ainda seguia a Cristo, expulsaram-na de casa. Eles aceitaram cuidar dos dois filhos, mas não ficaram com ela nem com sua filha.
Sem-teto, Mas com Esperança
Durante meses, Naw Zar Mon viveu como uma sem-teto na cidade. Quando o marido estava presente, ela podia dormir na casa de seus sogros. Mas sua fé continuou crescendo.
Hoje, Naw Zar Mon e seus filhos vivem em um único aposento na escola adventista. Ela espera concluir o Ensino Médio e também oferecer uma educação cristã para seus filhos.
– Descobri Aquele que me ama e não estou disposta a abandoná-Lo. – Naw Zar Mon diz. – Agora está difícil, mas quero que meus filhos saibam que podem confiar no amor de Deus para sustê-los, assim como sustém a mim.
Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a ampliar o Seminário Adventista de Yangon, a instituição de ensino fundamental e médio, em Myanmar. Então, mais alunos poderão conhecer o maravilhoso amor de Deus.
Resumo Missionário
– Myanmar é um país localizado no sudeste da Ásia. Faz limite com a Índia, Bangladesh, China, Laos, Tailândia, Mar de Andamão e Baía de Bengala. A maior cidade é Yangon, que fica na região sul do país.
– Myanmar é rico em vida selvagem. Animais, como tigre, leopardo, elefante, búfalo, rinoceronte, macaco e várias espécies de cervos e antílopes ainda perambulam pelas montanhas. Os elefantes são domesticados e usados para o trabalho pesado.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2012)
FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2012)