INDONÉSIA
– Você pode me ajudar? – uma senhora, membro da igreja de Rudy lhe perguntou certo dia. – Meu vizinho quer saber quem são os adventistas, mas não sei como lhe explicar. Você pode vir e conversar com ele?
Rudy concordou em ir com aquela senhora para conversar com o vizinho dela. Eles foram em direção à vila. Embora não fosse muito longe de Medan, uma cidade grande situada ao oeste da Indonésia, a maioria dos habitantes da vila são simples agricultores. Eles não têm acesso à educação nem atendimento médico. A maioria deles adora espíritos. Como funcionário do Hospital Adventista em Medan, Rudy queria ensiná-los a viver melhor através de hábitos simples de saúde. Além disso, queria falar sobre Jesus.
Rudy e a senhora encontraram Mardan, seu vizinho, trabalhando no campo. Mardan olhou com desconfiança, dedilhando o talismã que usava para se proteger de maldições e ataques físicos.
– As pessoas da vila odeiam Mardan porque ele ameaça rogar pragas a menos que lhe deem dinheiro – a amiga cochichou. – Provavelmente, ele esteja surpreso ao nos ver aqui – Ela disse.
Quando se apresentaram, Mardan ficou à vontade. Conversaram por alguns minutos e perguntaram se podiam visitá-lo na semana seguinte. Ele concordou. Então, Rudy o convidou para ir à igreja no sábado. Mardan franziu a testa.
– Não tenho roupas bonitas – ele disse.
– Simplesmente apareça – Rudy disse. – Você será bem-vindo.
Ele foi, e os membros da igreja o acolheram bem.
Na terça-feira, eles visitaram Mardan em seu lar humilde. A família morava em uma casa simples, de chão batido e sem eletricidade. Seu filho tinha quebrado a perna, mas sem atenção médica adequada, não havia sido curado devidamente. Rudy e seus colegas começaram a ensinar à família sobre hábitos simples de saúde que poderiam melhorar a vida deles.
Próximo do anoitecer se despediram prometendo voltar na semana seguinte para compartilhar mais informações.
– Posso convidar outras pessoas? – Mardan perguntou.
Rudy e sua amiga disseram a Mardan que ele poderia convidar qualquer pessoa que quisesse.
Na semana seguinte, muitas pessoas estavam na casa de Mardan, ansiosas para aprender a ter uma vida mais saudável e significativa. A notícia de que estavam ensinando sobre saúde e sobre Deus se espalhou, e ainda mais pessoas compareceram. Eles se dividiram em três pequenos grupos para que todos pudessem aprender.
Após se reunirem durante vários meses, realizaram reuniões públicas no centro da vila. Depois das reuniões, 24 pessoas pediram o batismo.
Do Medo à Fé
Os habitantes dos vilarejos vizinhos ouviram falar a respeito da reunião do pequeno grupo e pediram que a equipe do hospital os ensinasse também. O apelo urgente surpreendeu os médicos, até que souberam que pessoas estavam morrendo sob circunstâncias estranhas. Eles acreditavam que alguém da vila morreria em breve.
Quando a equipe do hospital chegou para realizar a reunião, a casa do anfitrião estava lotada. As reuniões se realizaram durante uma semana e, em seguida, formaram um pequeno grupo com cerca de 20 pessoas. Ninguém daquela vila morreu naquela semana, mas uma pessoa do vilarejo vizinho morreu na semana seguinte.
As pessoas que viviam nos dois vilarejos vizinhos imploraram que os médicos dirigissem ali noites de oração e estudo da Bíblia para impedir a morte de uma pessoa. Rudy e seus amigos concordaram, e começaram a realizar reuniões semanais com as pessoas daquela localidade. Eles já não tinham mais noites livres para reuniões noturnas!
Dois meses depois, Rudy e seus amigos realizaram reuniões evangelísticas em um local central e batizaram mais nove pessoas. Os moradores formaram vários pequenos grupos de estudo da Bíblia.
Consultas Gratuitas
– O Hospital Adventista realiza 30 dias de consultas gratuitas por ano. Muitas são realizadas em conexão com o evangelismo. Incentivamos hábitos simples de saúde como: ensinar as crianças a escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho para prevenir as doenças. Os adultos aprendem a limpar a casa, preparar alimentação saudável para ter uma família sadia. Depois, os voluntários do hospital oferecem serviços médicos, odontológicos e enviam para o hospital aqueles que necessitam de cuidados médicos adicionais – diz Rudy.
Atualmente, existem 33 membros nesse conjunto de vilas. Essa região é habitada, na sua maioria, por pessoas não cristãs, com menos de um adventista para cada 10 mil pessoas. Por isso, os funcionários do hospital ficam felizes com cada pessoa que entrega a vida a Cristo.
– Estamos construindo uma igreja simples, na vila central, que servirá esse conjunto de vilas – Ele continua. – À medida que os adventistas locais aprendem como o evangelismo de saúde pode ser eficaz, ficam entusiasmados em compartilhar o trabalho e o ministério, atuando como mãos de Deus para pessoas que não O conhecem.
Parte da oferta desse décimo terceiro sábado proverá equipamento médico muito necessário para atualizar os serviços do Hospital Adventista em Medan e expandir o trabalho nas vilas e cidades próximas.
*Rudy Sitepu é vice-presidente de serviços médicos no Hospital Adventista de Medan, na Indonésia.
Resumo missionário
– Medan é uma grande cidade no norte de Sumatra, uma ilha ao oeste da Indonésia. Mais de 90 por cento das pessoas que vivem na região seguem o islamismo. É difícil falar com essas pessoas sobre Jesus, mas elas apreciam a mensagem de saúde que os adventistas ensinam e isso abre portas para compartilhar o amor de Deus com elas.
– O hospital precisa de equipamentos médicos modernos para servir o povo de Medan e cidades vizinhas.
FONTE: Lição da Escola Sabatina. (2 Trimestre 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário