Ótima Oportunidade

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Encontro com um Deus Amoroso

Myanmar
Kay Kay Zin sentou-se na cama de pernas cruzadas. O medo provocava dor no seu estômago. Como seu pai pôde abandonar a mãe, a irmãzinha e ela? Como conseguiriam sobreviver? O rosto preocupado da mãe demonstrava que ela não sabia as respostas para suas perguntas.

– Kay Kay, preciso falar com você – a mãe disse.

Obedientemente, ela se aproximou da mãe.
– Kay Kay, já que seu pai nos abandonou, preciso ganhar dinheiro para sustentar você e sua irmã. Mas não há empregos aqui. Preciso viajar para encontrar trabalho.

Os olhos da mãe se encheram de lágrimas, mas seu rosto permaneceu inalterado.
– Não, mamãe! – Kay Kay implorou. – Por favor, não vá!

Os soluços ameaçavam dominá-la completamente.
A mãe continuou falando como se Kay Kay não tivesse dito nada.

– A pequena Ee vai morar com sua tia e você pode ficar com o pastor adventista e sua família. Eles lhe darão um lar e irão ajudá-la a frequentar a escola adventista.

Kay Kay tentou falar, mas as palavras não saíram.

– Você vai gostar de morar com o pastor e sua família – a mãe continuou.

Ela conheceu o pastor e gostou da família. Mas não podia suportar a ideia de ficar longe da mãe e da irmãzinha, Ee. Lágrimas deslizaram pelo seu rosto.


Tempos felizes

Kay Kay sentou-se na cama pensando em tempos mais felizes. A lembrança de vozes infantis cantando doces canções sobre Jesus veio à sua mente. Alguns meses antes, ela ouvira vozes cantando vindo de uma igreja próxima e a música a fez entrar. Quando alguns amigos a convidaram para assistir ao culto na pequena igreja, ela aceitou.

Ela gostou de aprender as músicas e de ouvir as histórias bíblicas pela primeira vez. Kay Kay aprendeu que Jesus é um Deus vivo e amoroso e o convidou para entrar em sua vida. Então, ela desejou que o amor de Deus acompanhasse sua família enquanto estivessem separados.


Novo lar, novo futuro

Kay Kay chegou ao novo lar e se matriculou no Seminário Adventista de Yangon, uma instituição educacional de Ensino Médio da igreja. Ela gostou da escola e do ambiente caloroso. Os professores eram muito gentis. Ela sentia saudade da mãe e da irmã mais nova, mas gostava de viver com a família grande e barulhenta do pastor.

Quando sua irmã alcançou a idade escolar, o pastor pediu permissão à tia para que Ee morasse com ele e frequentasse a escola adventista. A tia concordou e Kay Kay ficou muito feliz! Finalmente, as irmãs estavam juntas novamente!

Quanto mais Kay Kay aprendia sobre Deus, mais tinha certeza que queria seguir a Jesus por toda sua vida. Um dia, ela pediu ao pastor que a batizasse. O rosto dele brilhou de alegria! Kay Kay se sentiu muito amada. Quando ela contou à mãe sobre sua decisão, ela respondeu que estava feliz, embora não pudesse ir a Myanmar para assistir ao batismo.

Kay Kay gosta muito de cantar e adorar a Deus na escola e na igreja.
– Sinto-me em casa com o povo de Deus. Seu amor aquece meu coração. – ela diz.


Esperança em meio à incerteza

No ano passado, a tia foi visitar o pastor com quem Ee e Kay Kay moravam. Ela pediu que as meninas voltassem a viver com ela. Relutantemente, elas concordaram. Ela não é adventista e não gosta quando Kay Kay vai à igreja. Às vezes, ela permite que a sobrinha vá à Escola Sabatina, mas precisa voltar logo para casa. Kay Kay está feliz porque pode ficar com sua irmãzinha e ensiná-la sobre Deus.

Seus tios não têm muito dinheiro e é difícil sustentá-las. A mãe envia dinheiro quando pode, mas não está bem e talvez não consiga trabalhar no exterior por mais tempo.

– A tragédia que destruiu minha família, quando eu tinha 10 anos resultou em muitas bênçãos para mim. Como o pastor adventista e sua família me receberam, obtive uma educação cristã. E agora a minha irmã mais nova está aprendendo sobre Deus enquanto estuda na escola Adventista. – Kay Kay diz.


O Sonho de Kay Kay

– Meu sonho é tornar-me professora como os professores maravilhosos que tive no Seminário Adventista de Yangon. Gosto muito de trabalhar com crianças e quero fazer diferença na vida delas e ajudá-las a aprender sobre Jesus como eu aprendi.
– Nossa escola está lotada, e centenas de crianças querem estudar nela. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a expandir o Seminário Adventista de Yangon, de modo que mais crianças possam aprender a amar e servir a Deus e tornar-se bons cidadãos de nosso país. Obrigada por ajudar nossa escola a crescer e servir aos outros.


Resumo missionário

– Yangon é a maior cidade de Myanmar, com mais de 4 milhões de habitantes.
– A língua oficial é o birmanês, mas grande parte da população fala outras línguas, principalmente o povo Karen, que fala o idioma Karen.
– A maioria das pessoas que vive em Myanmar (mais de 80 por cento) segue o budismo, cerca de 12 por cento seguem crenças tradicionais, como a adoração dos ancestrais ou adoração de ídolos, e cerca de 6 por cento são cristãos, em sua maioria protestantes. Menos de 30 mil adventistas vivem em Myanmar, na proporção de um adventista para cada 1.800 habitantes.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário