Ingrid, uma garotinha de sete anos, ajoelhou-se com a mãe e a irmã no chão de cimento de sua pequena sala de estar. Elas pediram que Deus as abençoasse e também abençoasse as pessoas que estavam estudando a Bíblia com elas. Ingrid orou especialmente por seu pai, Teodoro, pedindo que Deus o ajudasse a aprender a amá-Lo, parar de beber, fumar e usar drogas. Ingrid amava o pai, mas odiava o que as drogas e o álcool faziam com ele.
Mal terminaram a oração, a porta se abriu e o Sr. Teodoro entrou bêbado novamente. Mas, quando viu sua esposa e filhas orando, parou.
“Pai, venha orar conosco”, convidou Ingrid.
As filhas eram o ponto fraco de Teodoro e, às vezes, ele conseguia participar do culto familiar. Outras vezes, adormecia no sofá.
Após o culto, Ingrid se aproximou do pai e ajeitou os cabelos na testa dele. “Pai, Deus o ama. Ele quer que você tenha uma vida melhor. Por favor, pare de beber e usar drogas. Elas fazem mal à saúde.”
Os olhos vermelhos de Teodoro se encheram de lágrimas. Ele sabia que seus maus hábitos estavam destruindo a felicidade da família, mas se sentia impotente para se libertar dos vícios.
Muitas vezes roubava para comprar álcool e drogas. Havia sido preso duas vezes e sabia que por sorte não mais estava na prisão. Ele se sentia mal, pois a esposa tinha que trabalhar para sustentar a família e criar os filhos, enquanto ele saía para beber. Mas não importava o quanto ele tentasse, não conseguia mudar.
Criança de Fé
Desde os cinco anos, Ingrid acompanhava a mãe e a ouvia apresentar as verdades da Bíblia às pessoas. Aos sete anos, partilhava a fé com os amigos e estudava a Bíblia utilizando guias de estudos bíblicos para crianças. Ao mesmo tempo, dirigia um pequeno grupo infantil e outros estudos bíblicos individuais que, eventualmente, resultaram em 14 amigos pedindo o batismo. Mas sua maior responsabilidade era partilhar o amor de Deus com o pai.
Algumas noites, Teodoro voltava para casa e encontrava a esposa e filha dando estudos bíblicos para alguém. Ele não se importava, mas não dava ouvidos. Às vezes, quando não encontrava ninguém em casa, ia até a igreja e gritava para elas saírem. Era uma situação embaraçosa para a família, mas Ingrid nunca perdeu a esperança de que seu pai seria atraído para Jesus.
“Por favor, pai, vamos à igreja conosco”, Ingrid pedia. “Venha conosco e ouça a mensagem de Deus.”
Teodoro não conseguia dizer não. Às vezes ele participava de cultos especiais, sentia a presença de Deus na igreja e via quão feliz sua família estava em ter uma fé. Ele desejava ter fé, alegria e ter um relacionamento com Jesus. Mas a tentação era mais forte do que ele e, quando os amigos o chamavam para beber, não conseguia dizer “não”.
Os membros da família e a igreja apoiaram Teodoro enquanto ele travava sua batalha contra os vícios. Finalmente, juntou-se ao grupo de estudo bíblico da esposa e filha e sentiu o poder de Deus fortalecê-lo. Ele entregou a vida a Cristo e reivindicou a vitória sobre as substâncias que o aprisionaram durante anos.
Partilhando a F é
Antes de aceitar a Cristo, Teodoro não sabia ler nem escrever. Ingrid o ajudou a aprender a ler, através da leitura da Bíblia. Quando era tentado a desanimar, os dois oravam pedindo sabedoria. Ingrid ensinou o pai a dar estudos bíblicos e ele provou ser excelente aluno.
Teodoro é uma nova pessoa. Ele começou um novo negócio e compartilha sua paixão por Cristo com clientes e amigos em cada chance que tem. Muitas vezes, os clientes entram na loja e o encontram com uma Bíblia aberta em cima do balcão. No ano passado, Teodoro conduziu 32 pessoas a Cristo, e gosta de dizer aos outros que sua garotinha o levou a Jesus.
A mãe de Ingrid também continua dando estudos bíblicos. A família está unida no objetivo de testemunhar do amor de Deus. Atualmente, Ingrid tem 13 anos e continua liderando a reunião do pequeno grupo que inclui 15 crianças e adolescentes. Ela estuda com eles e os encoraja a participar fielmente na Escola Sabatina e na igreja.
Ingrid agradece a Deus por usá-la para conduzir seu pai a Cristo. Muitos dos antigos amigos dele estão presos ou morreram. O velho Teodoro também morreu, e em seu lugar Deus criou um Teodoro novo que ajudou a criar duas novas congregações de crentes e é o primeiro ancião da igreja. Ele é a prova de que com Deus tudo é possível.
Resumo Missionário
• Ingrid dirige um pequeno grupo para crianças e adolescentes em sua vizinhança. Seus pais lideram um pequeno grupo em casa para os adultos. Esses pequenos grupos cresceram e formaram três congregações na cidade.
• Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir igrejas para as congregações que não têm um local grande o suficiente para se reunir.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (4° Trimestre 2012)