Ótima Oportunidade

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pelos Olhos da Fé

Rony desceu correndo a poeirenta ladeira em direção à igreja do campus da Universidade Adventista do Peru. Ele era o líder dos Desbravadores e, enquanto ia pensando no programa que iria dirigir, não viu a barra de ferro em que alguns alunos haviam pendurado os tênis.

De repente, uma dor aguda penetrou em seu olho e sua cabeça parecia estar queimando. Ele cambaleou e caiu. Um amigo correu para ajudar.

Médicos do hospital local o examinaram, e um deles disse: “Sinto muito; seu olho está tão machucado que não poderemos salvá-lo.” Rony se esforçou para entender as palavras do médico. “Perdi a visão? Como dizer isso aos meus pais? Eles pensarão que Deus me abandonou!”

O melhor oftalmologista do país confirmou que Rony perderia o olho. “Você precisa assinar os papéis para que possamos remover seu olho antes que infeccione”, o médico informou.

“Por favor, doutor”, Rony pediu, “sou cristão. Acredito que, se for da vontade de Deus, Ele salvará meu olho. Podemos esperar alguns dias?” Relutantemente, o doutor concordou e Rony ficou na cama do hospital orando e imaginando o que o futuro lhe traria.

Na Direção de Deus

Rony tinha 14 anos de idade e vivia sozinho depois do divórcio dos pais. Ele não era feliz e desejava uma vida melhor. Para ele, era mais fácil ficar com os amigos. Certo dia, Rony encontrou um livro empoeirado que falava sobre Deus e, enquanto o lia, sentiu desejo de conhecer mais sobre Ele.

Então, soube que estavam sendo realizadas reuniões evangelísticas na cidade e decidiu ir. Alguns amigos também foram, com o propósito de perturbar as reuniões. Mas Rony ouvia com atenção as mensagens do pregador.

Numa sexta-feira à noite, Rony havia planejado sair com os amigos, mas decidiu ir às reuniões. Ele mudou o trajeto e entrou no salão. Passou pelos amigos que estavam sentados no fundo e se sentou na frente.

Quando o pastor apelou para que os ouvintes entregassem o coração a Deus, Rony foi à frente e ouviu os amigos assobiando para ele. Mais tarde, os amigos ainda zombaram dele, mas, naquela noite, algo mudou em sua vida, algo precioso e duradouro.

Ele foi batizado e se tornou membro de uma pequena igreja adventista. Foi convidado para ser professor da Escola Sabatina dos jovens e ajudar no Clube dos Desbravadores.

O pastor viu nele capacidade para liderar e o desafiou a organizar um pequeno grupo na casa de um dos irmãos. Ele aceitou, convidou vizinhos e amigos da escola e, em pouco tempo, o grupo chegou a ter mais de 30 pessoas.

Enfrentando os Pais
Os pais de Rony souberam de sua decisão de se tornar cristão e não conseguiam entender o que havia acontecido com ele. Quando ele lhes disse que sentiu o chamado de Deus para se tornar um pastor, o pai ficou zangado.

- “Se você decidir ser pastor será por sua conta”, disse o pai.

O pastor o incentivou a terminar o Ensino Médio em uma instituição adventista. Rony trabalhou arduamente para ser bem-sucedido. Depois do Ensino Médio, ele se matriculou na Universidade Peruana União. A missão local o ajudou e ele colportava para pagar as mensalidades restantes. Sentiu-se abençoado e sabia que Deus o estava conduzindo.

Vendo a Mão de Deus

Então, aconteceu a tragédia. Enquanto Rony permanecia no hospital com muita dor e incerto quanto ao futuro, orava: “Senhor, que Tua vontade seja feita. Se o Senhor quiser que me torne pastor com apenas um olho, aceitarei isso. Mas se essa experiência trouxer honra para Ti, por favor, conserva meu olho!”

Ele se preocupava com a reação que a família teria quando soubesse da lesão. Porém, quando eles souberam do acidente, telefonaram e o encorajaram. Ele usou todas as oportunidades para dizer que seu futuro estava nas mãos de Deus. Um por um: as irmãs, a mãe e outros membros da família notaram a fé que transformou sua vida. Sua irmã começou a estudar a Bíblia e ainda trouxe um amigo para ouvir o testemunho de Rony.

Ele ainda não sabia se Deus lhe conservaria o olho. Antes de ser levado para a cirurgia, Rony orou mais uma vez, para que Deus fizesse Sua vontade.

Após a cirurgia, Rony acordou sentindo uma dor profunda e não conseguia enxergar. Então, o médico entrou e disse: “Filho, não removemos seu olho. Não posso explicar, mas você foi curado.” Rony podia explicar. Deus respondeu suas orações. Ele esqueceu a dor. Deus lhe havia devolvido a visão!

Rony ainda passa por algumas cirurgias, mas sabe que Deus salvou seu olho por uma razão. “Deus usou este acidente para que eu compartilhasse Seu amor com outras pessoas”, – diz ele. “E muitos estão se aproximando de Deus por meio de meu testemunho.”

Nossas ofertas missionárias ajudarão jovens como Rony a cumprir o plano de Deus para sua vida, planos de servir e honrar a Deus.

Resumo Missionário
• A visão de Rony continua melhorando. Ele pede oração para que o médico que testemunhou a cura de seu olho também se entregue a Cristo.
• Rony vive em uma região em que várias congregações não têm igreja para adorar. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir uma igreja em uma dessas regiões.
 
FONTE: Lição da Escola Sabatina (4° Trimestre 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário