
Porém, viajando de ônibus mais 30 minutos, havia uma congregação adventista à qual ela se uniu, envolvendo-se nos ministérios da mulher e da criança. Mas Eva não conseguia esquecer o campo missionário em sua nova cidade. Então convidou seus novos vizinhos para uma reunião de pequeno grupo em sua casa. Na semana da Páscoa, Eva alugou um pequeno salão para realizar reuniões evangelísticas e convidou os membros de seu pequeno grupo, incentivando-os a convidar vizinhos e parentes. E eles aceitaram o desafio.
Pedro
Eva soube que Pedro, um homem que estava frequentando as reuniões, vivia em um depósito de lixo. Quando ele chegou ao salão, na primeira vez, exalava forte cheiro de sujeira e álcool. Pedro continuou assistindo às programações seguintes, e cada vez ele aparecia menos sujo que antes.
Quando Eva ofereceu estudos bíblicos para aqueles que estavam interessados, Pedro foi o primeiro a aceitar, e também foi o primeiro a pedir o batismo, depois que os estudos bíblicos foram concluídos. Quando Eva gentilmente sugeriu que ele poderia não estar pronto para o batismo, ele respondeu: “Oh, estou sim! Conheci meu Pai e quero segui-Lo.” Eva pensou nas mudanças que tinha visto na vida de Pedro. Ele estava limpo, sóbrio e amava Jesus. Pedro e mais sete pessoas foram batizados.
Pedro se tornou um novo homem, mas ainda vivia no aterro sanitário. Então, alguns dias depois do batismo, um amigo de longa data o convidou para morar em sua casa e ser o zelador.
Como não havia igreja na cidade, Eva levava os novos crentes à congregação, 30 minutos distante.
Pessoas no Parque
Eva procurou outros meios de alcançar para Cristo os moradores de sua nova comunidade. Do outro lado da rua em que ela morava, havia um parque. A música alta soava pela noite e os jovens se reuniam para beber e usar drogas. Muitas vezes, os jovens jogavam lixo, e até pedras, nos pátios da vizinhança. Eva começou a pensar num modo de se aproximar daqueles jovens. Mas ela não sabia nada sobre os costumes deles nem como encontrar um ponto em comum.
“Deus, ajuda-me a encontrar um meio de me aproximar desses jovens que precisam tanto de Ti”, ela orou.
Eva soube que Daisy, um dos membros do pequeno grupo, conhecia uma das meninas que costumava frequentar o parque, e lhe falou sobre o assunto. Daisy se ofereceu para apresentar a menina a Eva, que fez um bolo e nele escreveu: “Nelita, amo você, mas Jesus a ama muito mais.” Então, ela e Daisy levaram o bolo para Nelita, a menina do parque. Nelita aceitou o bolo e falou sobre os problemas em casa que a levaram a frequentar o parque e a ter um estilo de vida complicado.
Eva a ouviu com sincera preocupação. Com o tempo, se tornaram amigas e Eva convidou Nelita para estudar a Bíblia. Nelita aceitou. Ela ficou preocupada quanto à reação de seus pais, mas também estava ansiosa para encontrar uma vida melhor. Assim, decidiu convidar os amigos para que se juntassem a ela.
Eva convidou o filho adolescente, Moisés, para liderar o grupo de estudo bíblico. Moisés não tinha certeza se conseguiria fazê-lo, mas finalmente aceitou, dizendo: “Eu vou, mas você deve orar.” Eva concordou.
Moisés voltou emocionado do estudo bíblico.
“Todos tinham muitas perguntas”, ele disse.
Várias semanas mais tarde, Eva foi visitar o pequeno grupo. Quando se aproximou da casa, ouviu os jovens cantando. Ela sorriu, pois os jovens que antes não amavam a Deus agora louvavam Seu nome.
Nova Igreja
Vários meses depois, Nelita e outros dois jovens foram batizados. Um deles, Matias, já havia atirado pedras na casa de Eva. Hoje, ele lidera o grupo de jovens da congregação na cidade.
Nelita, que causava perturbação na vizinhança do parque, agora partilha a fé com esses mesmos jovens.
“Quando vim para esta cidade, eu era a única adventista”, Eva diz. “Mas Deus me deu uma família maravilhosa.” A família da igreja em que Eva congrega cresceu, e hoje tem mais de 75 membros entre adultos e crianças. Eles se reúnem em um pequeno edifício com um pátio sobre o qual estendem uma lona. Com a ajuda da oferta do décimo terceiro sábado, a congregação construirá uma igreja no local em que está a lona. “Será uma igreja simples”, Eva diz sorrindo, “mas será para a glória de Deus.”
Muito obrigado por ajudar, com sua oferta, a alcançar as pessoas de Huanchaco, Peru.
Resumo Missionário
• No Peru, existe cerca de um adventista para cada 80 habitantes. Um motivo para esse crescimento impressionante da igreja adventista nesse país são os pequenos grupos, onde os membros estudam a Bíblia e estreitam a amizade com vizinhos e amigos convidados.
• Muitos desses pequenos grupos se transformaram em grandes congregações, mas para algumas delas é difícil alugar um local para realizar os cultos. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a congregação de Eva a construir uma igreja.
• Para mais informações sobre o destino da oferta do décimo terceiro sábado que ajudará a construir igrejas, assista ao DVD da Missão Adventista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário