Vahid, garoto de dez anos de idade, ergueu o olhar e viu a irmã caminhando em sua direção. Admirava o uniforme elegante dela: saia verde, blusa branca e lenço amarelo brilhante. Ele se levantou e correu para ela.
“Quando poderei participar dos Desbravadores e vestir um uniforme como o seu?”, ele disse.
“Você tem idade suficiente para se tornar um desbravador”, ela disse sorrindo. “Vamos comigo no próximo sábado.”
A família de Vahid não frequentava a igreja, mas a tia levou a irmã dele para a Escola Sabatina. Logo Vahid cresceu e quis acompanhá-la. No sábado, a tia o levou à classe das crianças, onde ele aprendeu cânticos, ouviu histórias da Bíblia e decorou um texto bíblico. Depois do culto, saiu correndo para comer em casa e se preparar para a reunião dos desbravadores. Em pouco tempo, ganhou o direito de usar o lenço amarelo brilhante dos desbravadores.
Encontrando Maneiras de Testemunhar
Vahid percebeu rapidamente que ser desbravador era mais do que vestir um uniforme. Ele memorizou vários textos bíblicos, estudou a lei e o voto dos desbravadores. Aprendeu a ser um bom cidadão e partilhar sua fé com os outros. “Vamos fazer o culto em família!”, ele disse à sua irmã. Ela concordou, mas era tímida para liderar. “Eu dirijo!”, Vahid se ofereceu.Naquela noite, Vahid perguntou a seus pais se poderia fazer um pequeno culto em família todas as noites.
A mãe concordou, mas o pai não ficou interessado. Depois do jantar, Vahid reuniu a família, leu um versículo da Bíblia, explicou seu significado e orou. Em pouco tempo, todos se reuniam à noite para o culto familiar.
Vahid lia a Bíblia e a Lição da Escola Sabatina todas as manhãs, antes de ir à escola, preparando-se para o culto familiar da noite. Ele se sentia muito bem liderando o culto familiar.
A confiança de Vahid cresceu e quando o professor pediu que ele dirigisse a classe na aula de religião duas vezes por semana, ele concordou. Alguns dos rapazes brincavam, chamando-o de “menino-pregador”. Mas Vahid apenas sorria e dava de ombro. Outros colegas admiravam a disposição dele para dirigir a classe.
Vahid descobriu que gostava de cantar. Então, convidou alguns de seus amigos para formar um grupo vocal. Ele ensinou-lhes os cânticos que tinha aprendido na igreja e, às vezes, cantavam durante a reunião de capela na escola. Cinco meninos começaram a frequentar a igreja com ele.
Estimulado pelo sucesso, Vahid formou um grupo vocal de meninos da vizinhança. No começo, os meninos cantavam apenas para se divertir. Mas logo foram convidados para cantar na igreja e nas casas das pessoas.
“Se nós podemos cantar, podemos fazer mais”, disseram eles. O grupo se denominou “Soul Seekers” (Alcançando Pessoas) e procurou maneiras de levar outros a Jesus. Eles visitavam os membros afastados da igreja e pessoas doentes, cantando e oferecendo estudos bíblicos.
Da Tragédia ao Triunfo
Então, o pai de Vahid adoeceu gravemente. Sofria de insuficiência renal e precisava de um transplante. Mas a família não tinha dinheiro para mandá-lo para as Filipinas, o país mais próximo onde ele poderia receber tratamento adequado.
Vahid ficou muito preocupado. Sem um milagre, seu pai morreria. Como a família poderia sobreviver sem ele?
O pai de Vahid não podia trabalhar e, com o tempo livre, começou a ler a Bíblia. Anteriormente, ele havia se recusado a participar do culto familiar, mas então, ele passou a aceitar as orações com alegria. Quando estava debilitado demais para se juntar à família, os familiares oravam ao redor da cama dele. Certo dia, ele pediu a Vahid que convidasse os “Soul Seekers” para cantar e orar por ele. Com alegria, os meninos aceitaram o convite.
O tio de Vahid conseguiu que o pai fosse fazer um tratamento nas Filipinas. Vahid viu nisso um raio de esperança. Mas quando os testes mostraram insuficiência renal grave, a esperança de um transplante parecia remota. Mas os membros da família e da igreja continuaram orando por ele.
Então, uma boa notícia chegou das Filipinas. Um segundo teste mostrou que a função renal do pai estava melhorando. “Deus está me curando,” o pai disse. Sua família se alegrou. Os médicos estavam céticos, mas os testes posteriores mostraram melhoria contínua. Com o tempo, os rins começaram a funcionar em nível quase normal.
O pai voltou para casa e, quando se sentiu forte o suficiente, começou a frequentar a igreja com a família. Pediu a Vahid e seus amigos que estudassem a Bíblia com ele. A mãe também participou dos estudos bíblicos e, um dia, anunciaram ao filho que queriam se unir à Igreja Adventista.
Hoje a família completa se reúne para os cultos, unidos na fé e gratos a Deus por ter curado o corpo e o espírito do pai. Vahid está emocionado porque ele e seus amigos desempenharam papel importante ao conduzir seus pais a Deus.
Nossas ofertas missionárias ajudarão a atingir milhares de pessoas em Papua-Nova Guiné e em todo o Pacífico Sul com a mensagem do amor de Deus. Sua ajuda será muito apreciada!
Resumo Missionário
• Papua-Nova Guiné é um dos países com maior diversidade cultural do planeta. O terreno acidentado e montanhoso isolou um grupo de pessoas durante séculos. Os moradores desenvolveram seus próprios dialetos e, muitas vezes, não conseguem entender seus vizinhos mais próximos.
• As crianças que vivem em muitas dessas aldeias são a primeira geração a frequentar a escola para aprender a ler e escrever. O projeto infantil do décimo terceiro sábado ajudará a comprar 15 mil Bíblias para as crianças compartilharem com seus pais. Famílias inteiras poderão ser levadas a Deus através de uma Bíblia colocada nos lares.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013)