Enock entrou sorrateiramente pela porta de casa e viu a mãe ajoelhada. “Ela está orando por mim novamente”, pensou. “Ela continua orando para que eu me torne pastor. Que tipo de pastor eu seria?”, pensou. Ele quis bater a porta, mas em vez disso, foi calmamente para seu quarto.
Desde que os amigos o introduziram no consumo de bebidas alcoólicas e drogas, sua vida foi definhando. Ele parou de frequentar a igreja com a mãe e se juntou aos amigos quando saíam para roubar. Eles até oravam ao diabo para ter sucesso em seus roubos! Enock tentou esquecer as orações de sua mãe, mas suas palavras e orações não saíam da mente dele.
Uma Nova Esperança
Enock havia sido expulso de três escolas devido ao seu mau comportamento, mas a mãe se recusou a desistir dele. Encontrou uma escola adventista que o aceitou e ela fez um esforço para enviá-lo para lá. O capelão demonstrou especial interesse por Enock e começou a orar por ele. A princípio, Enock se ressentia com as orações do capelão, mas com o passar do tempo, seu coração começou a ser tocado. Ele percebeu que a vida que levava não era o caminho para a felicidade.
Alguns alunos o convidaram para participar de um conjunto vocal. A princípio, ele aceitou para simplesmente sair com eles e vê-los ensaiar. Mas com o tempo, começou a cantar sobre o amor de Deus e o sacrifício de Cristo, cânticos que jamais imaginara cantar um dia. Pouco tempo depois, ele concordou em cantar com o grupo.
As paredes que Enock havia construído em torno de sua vida começaram a desmoronar. Longe dos amigos que o levaram às drogas e ao roubo, percebeu que, em vez de roubar as pessoas, agora ele fazia parte de um grupo que angariava recursos para os necessitados! Certo dia, enquanto conversava com o capelão, Enock pediu oração. Naquele dia, confessou seus pecados da vida anterior e convidou Jesus para fazer parte de sua vida.
Uma Nova Vida
Constantemente, Enock se lembrava das palavras da mãe sobre ter sido dedicado a Deus e ao ministério. Mas quando pensava sobre as coisas terríveis que havia feito, as dúvidas enchiam seu coração. “Será que Deus realmente me perdoou?”, ele perguntou ao capelão.
“Deus já perdoou você”, disse o capelão. “Ele perdoou no momento em que você pediu.”
Um sorriso se abriu no rosto de Enock. “Quero ser pastor”, disse.
Os dois ficaram em silêncio durante vários minutos. Em seguida, o capelão sorriu e disse: “Se Deus quer que você se torne pastor, Ele abrirá o caminho.” Pegou um papel e o entregou a Enock.
Enock olhou o papel. Era um formulário de admissão para a Faculdade Adventista. Com espanto, ele olhou para o capelão com olhar indagador. O capelão assentiu com a cabeça.
Enock começou a preencher o formulário. Na pergunta sobre os três cursos pelos quais ele se interessava, hesitou. Escreveu “Teologia” nos três espaços em branco. Então parou. A universidade adventista ficava perto dali e ele não queria ficar perto de seus amigos.
“Há uma escola adventista nas ilhas Novas Britânicas, longe da capital, a Sonoma Adventist College”, o capelão disse como se tivesse lido os pensamentos do rapaz. Enock terminou de preencher o formulário e o capelão o enviou pelo correio.
Um Novo Começo
Depois de terminar o Ensino Médio, Enock visitou sua família. “Orei por você todos esses anos”, sua mãe disse. Em vez de ficar aborrecido como antes, ele sorriu e agradeceu. O pai e o irmão observaram as mudanças nele e começaram a frequentar a igreja. Quando Enock se encontrou com alguns de seus antigos amigos, estes ficaram tão inspirados pela sua fé que lhe ofereceram dinheiro para ajudar a pagar as mensalidades escolares.
Agora, quando Enock volta para casa durante as férias escolares, alguns de seus velhos amigos lhe pedem conselhos. Enock ora com eles e diz que as drogas e o álcool não são respostas para os problemas – somente Jesus pode ajudá-los.
Enock encontrou seu ministério ajudando as pessoas que lutam contra o álcool, drogas e escuridão espiritual, assim como ele havia lutado no passado. Ele quer que outros saibam que Jesus pode perdoá-los e dar-lhes um novo começo, assim como fez com ele. Sua oração pelos outros é semelhante às orações de sua mãe por ele, para que possam ter uma nova vida e nova esperança por meio de Cristo.
Enock agradece a Deus porque sua mãe nunca desistiu de orar por ele. Também é grato a Deus pelos professores e amigos adventistas que o conduziram a Cristo. Nossas ofertas missionárias apoiarão as escolas adventistas ao redor do mundo. Elas são uma das maneiras mais eficazes de alcançar pessoas. Obrigado pelas ofertas que ajudarão outros a ter a chance de escolher Jesus.
Resumo Missionário
• Papua-Nova Guiné é composta da metade oriental da ilha de Nova Guiné (a metade ocidental faz parte da Indonésia) e dezenas de ilhas menores ao redor da Nova Guiné.
• Desde que os primeiros adventistas começaram a trabalhar em Papua-Nova Guiné, a educação tem sido o foco do evangelismo. Inúmeras instituições de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário pontilham as ilhas. O Sonoma Adventist College, localizado nas Ilhas Novas Britânicas, e a Pacific Adventist University perto de Port Moresby, a capital do país, serão os destinatários da oferta do décimo terceiro sábado que ajudarão a educar os jovens adventistas para servir a Deus e ao país.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário