Sisipho se dirigiu à sua nova escola: a Escola Adventista Riverside, localizada na Cidade do Cabo, África do Sul. Ela estava nervosa, pois não sabia o que a esperava.
Ela havia frequentado a escola pública de outra cidade, onde os garotos maiores ameaçavam os menores e, às vezes, lhes roubavam o almoço. Às vezes, parecia que os professores não percebiam ou não se importavam com isso. Ela não gostava dessa escola. Queria saber se na nova escola teria a mesma experiência. Haveria valentões? Será que as crianças a provocariam por ser novata? Conseguiria fazer as tarefas escolares? Suspirou e abriu a porta da sala de aula.
Um Dia de Surpresas
A professora olhou para ela, sorriu e avisou:
– Classe, temos uma nova aluna!
Timidamente, Sisipho também sorriu, quando foi apresentada e, para sua surpresa, os alunos retribuíram o sorriso! Encontrou uma carteira desocupada e nela acomodou seu material escolar.
Então, a professora disse que era hora do culto. Todos se levantaram e se dirigiram à porta. “O que está acontecendo?”, pensou a nova aluna. “Aonde todos estão indo?”
A professora fez sinal para que ela seguisse os outros até a igreja, que ficava em frente ao estacionamento. Ela não sabia por que estavam ali nem o que fariam depois. Sisipho ficou aliviada quando uma das meninas fez sinal para que se sentasse ao lado dela. Cantaram, oraram e ouviram um professor contar uma história da Bíblia. Foi muito bom!
A manhã passou rapidamente e chegou a hora do almoço. Ela hesitou novamente, se perguntando se almoçaria sozinha.
-“Venha comer conosco, Sisipho!”, uma das garotas convidou.
Ela pegou o almoço e seguiu as meninas até o pátio, enquanto pensava: “Esta escola é ótima!”
Nova Caminhada com Deus
Os dias passaram voando. Ela estava realmente gostando da nova escola. Sabia que, se tivesse algum problema ou precisasse de ajuda em classe, alguém a ajudaria.
Sisipho nunca tinha estudado a Bíblia; tudo era novo, mas os novos amigos a ajudavam quando era preciso. Quanto mais ela ouvia a respeito de Deus e de Seu povo, mais queria aprender. Sisipho começou a ler a Bíblia e orar todos os dias. Em pouco tempo, Sisipho tomou a decisão de seguir Jesus.
A mãe percebeu mudanças no comportamento da filha e expressou felicidade pelo fato de que a menina estava estudando em Riverside. Sisipho também estava feliz.
Conforto na Tristeza
A mãe de Sisipho teve um casal de gêmeos. Sisipho os amava muito e gostava de ajudá-la a cuidar deles. Quando as crianças completaram três meses, ficaram muito doentes, com febre e dificuldade para respirar. Imediatamente, os pais levaram os bebês ao hospital e Sisipho orou fervorosamente.
Na escola, Sisipho demonstrou dificuldade de se concentrar e a professora percebeu. Quando ela contou que os gêmeos estavam doentes, a classe inteira parou e orou em favor deles. As orações acalmaram a ansiedade e Sisipho conseguiu se concentrar novamente nos estudos. Depois de duas semanas no hospital, os gêmeos voltaram para casa.
Durante as férias escolares, Sisipho foi visitar a avó, que morava em outra cidade. Durante aqueles dias, a avó recebeu um telefonema. Depois de atendê-lo, virou-se para a neta e disse que seu irmãozinho havia falecido. Sisipho ficou muito abalada e não conseguia acreditar no que tinha acontecido. Correu para o telefone e ligou para o pai.
-“É verdade” - ele disse - “seu irmão faleceu.”
Sisipho chorou por vários dias. Não queria comer e muito menos conversar.
“Por que isso aconteceu?”, perguntava a Deus.
Quando Sisipho voltou para casa, a mãe lhe disse que Deus não era culpado pela morte do irmão, que Ele estava tão triste quanto eles. Mas Ele os ajudaria e transformaria a triste experiência da morte do bebê em algo bom, se confiassem nEle. Sisipho acreditou na mãe, mas seu coração doía e ainda tinha dúvidas.
Ao voltar para a escola, os colegas a confortaram e oraram em favor dela. Sisipho tem certeza de que as orações ajudaram a fortalecer sua fé.
-“Sou grata por estudar em uma escola como a de Riverside, onde podemos compartilhar nossas alegrias e tristezas. Não sei onde estaria se não tivesse meus amáveis amigos cristãos para orar comigo e me confortar” - ela diz.
Fazendo Diferença
A Escola Adventista de Riverside fez enorme diferença na vida de Sisipho. Mas a escola precisa de muita ajuda. Há necessidade de um novo prédio para salas de aula, mas a maioria dos pais não tem dinheiro para ajudar na construção.
-“Estou feliz porque parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a tornar nossa escola ainda melhor”- afirma Sisipho, agradecida pela participação de todos na oferta do décimo terceiro sábado.
Resumo Missionário
– A Escola Adventista de Riverside está localizada na Cidade do Cabo, uma grande cidade da África do Sul. Os alunos escolhem essa escola porque desejam aprender inglês, pois sonham com um futuro melhor.
– Muitos desses alunos vêm de lares não adventistas. Em Riverside, eles descobrem Jesus como seu amigo especial e Salvador.
– O governo avisou que a escola precisa substituir um antigo prédio de salas de aula, para continuar funcionando. Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará na construção desse prédio.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2012)