Ótima Oportunidade

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Culto na Árvore

A velha árvore fica na esquina de uma propriedade perto da rodovia. Sua casca foi arrancada por anos de sol, chuva e mãos curiosas. A base da árvore está gasta pelas inúmeras pisadas, e as raízes são usadas como assentos para crianças alegres e adultos cansados. Mas o coração da árvore é forte, e seus ramos fornecem sombra refrescante para aqueles que se assentam embaixo dela. Essa árvore é especial; é o local em que as crianças adoram a Deus todos os sábados. Ali elas cantam músicas para Jesus e ouvem a professora contar histórias da Bíblia. A árvore é a sala da Escola Sabatina.

À Espera de uma Igreja
A congregação da cidade de Ingwavuma, no nordeste da África do Sul, está crescendo e se reúne no salão da comunidade. Como não há sala para crianças, estas se reúnem embaixo de uma grande árvore. Quando chove, as crianças se abrigam no salão da comunidade e participam do culto com os adultos.

Os membros da igreja compartilham o salão da comunidade com muitos outros grupos. Um dia da semana, as mulheres se reúnem para fazer tricô e conversar. À noite, a Câmara Municipal discute assuntos importantes da comunidade.

Na manhã de sábado, os adventistas preparam o centro comunitário para o culto, organizando as cadeiras e ajeitando a mesa na frente para a plataforma. Em seguida, os membros vão chegando, cantando em louvor a Jesus. Não há piano para acompanhá-los, e a melodia das vozes fortes flui através das janelas para a comunidade, chamando os atrasados a se apressarem para guardar o sábado.

Participação das Crianças
Enquanto isso, as crianças se reúnem embaixo da árvore a poucos metros de distância. Suas doces vozes erguem-se em alegre louvor. Em seguida, a professora pergunta:
“Quem pode recitar o texto bíblico da semana passada?”

As crianças levantam as mãos, e a professora dá oportunidade para que cada uma recite o texto bíblico.

Então, chega a hora de contar histórias. As crianças se inclinam para a frente, procurando ver a figura que a professora segura enquanto conta a história bíblica. Quando ela faz alguma pergunta sobre a história, as crianças ansiosamente levantam as mãos para responder.

Ao terminar a história, a professora recita o texto bíblico do dia:
“O texto bíblico de hoje está em Filipenses 4:19 (NVI): ‘O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.’ Vamos dizer juntos: ‘O meu Deus [Incentivar as crianças a repetir depois da professora]… suprirá… todas as necessidades de vocês… de acordo com as Suas gloriosas riquezas… em Cristo Jesus.’”

Juntas, as crianças e a professora repetem o verso várias vezes.
“Quem pode me dizer o que este versículo significa?”, a professora pergunta.

“Significa que, quando estamos em problemas, podemos pedir a Deus, e Ele nos ajudará”, um garoto responde.

“Significa que quando estamos em apuros, podemos pedir a Deus, e Ele nos ajudará”, diz outro.

“Significa que, se não tivermos alimento para comer, podemos pedir a Deus, e Ele nos dará”, diz uma menina calmamente.

“Significa que Deus está nos dizendo que não temos que nos preocupar com coisas que precisamos, porque Jesus sabe e Ele nos dará”, outro menino respondeu.

“Estas são boas respostas”, diz a professora. “Deus conhece as nossas necessidades e as proverá, assim como fornece capim para o gado, sol e chuva para fazer crescer o arroz e legumes. Ele conhece nossas necessidades e nos socorrerá.”

Lugar Especial
“Às vezes, Deus supre nossas necessidades com a ajuda de outras pessoas”, a professora continua. “Neste trimestre, as pessoas de todo o mundo nos ajudarão a construir uma igreja em Ingwavuma. Deus ouviu nossas orações por uma igreja, um prédio dedicado à adoração a Ele e ao testemunho de nossa fé com as pessoas da comunidade.”

“Deus providenciou o terreno e estamos comprando tijolos para começar a construir a igreja. Mas levaria alguns anos para terminá-la. No entanto, em poucas semanas, adventistas de todo o mundo enviarão ofertas do décimo terceiro sábado que ajudarão a construir a igreja. Crianças de todo o mundo darão sua oferta para que possamos construir uma sala de Escola Sabatina para crianças!”, a professora explica com os olhos brilhando de alegria.

“Quando tivermos nossa própria sala, os pais da comunidade se sentirão tranquilos em deixar seus filhos virem, e assim, eles aprenderão histórias sobre Jesus. Vamos orar para que nossa igreja no alto da colina seja uma luz para nossa comunidade.”

As crianças inclinaram a cabeça para a oração final. Em seguida, cantaram outra canção alegre enquanto recolhiam as ofertas para Jesus.
Enquanto planejamos nossa oferta do décimo terceiro sábado, em 29 de setembro, vamos orar para que nossa generosidade ajude os irmãos de uma cidadezinha na África a levar muitas outras pessoas para Jesus.

Resumo Missionário
– A Igreja Adventista em Ingwavuma foi estabelecida há 12 anos, quando um jovem pastor que viveu na cidade durante o ensino secundário sentiu o chamado para voltar e ajudar a formar uma congregação.
– Em sua maioria, os habitantes de Ingwavuma são agricultores e não têm recursos financeiros para construir uma igreja. Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir uma igreja e um centro infantil para os irmãos de Ingwavuma.
– Assista ao DVD da Missão Adventista para conhecer a história de Nokwanda e as crianças que adoram a Deus embaixo de uma árvore.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário