Ótima Oportunidade

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Permanecendo Firme Por Cristo

Maxwell sentiu uma forte dor no joelho e caiu ao chão. Seus companheiros de futebol o ajudaram a sair do campo e o levaram à enfermeira do campus. Como a dor persistisse por mais alguns dias, a  enfermeira insistiu que Maxwell fosse ao médico. 

Diagnóstico Surpreendente
O médico franziu a testa e apontou para uma sombra na radiografia do joelho de Maxwell. “A dor não é de uma lesão”, ele disse. “Você tem um tumor e pode ser câncer. Precisamos remover o tumor o mais rapidamente possível.” 

Maxwell se sentou atordoado. “Eu tenho câncer?”, pensou. Ele precisava orar e decidir o que fazer. Precisava contar aos seus pais. 

“Alguém rogou uma praga em você”, o pai de Maxwell lhe disse ao telefone. “Venha para casa, onde podemos tratá-lo com remédios tradicionais.” Maxwell não acreditava em maldições nem em magia,  mas se despediu dos amigos em Fulton College, em Fiji e voou de volta para casa numa das ilhas do  Pacífico Sul. 

Enquanto viajava, ponderava se o pai estava certo. Seria possível que alguém o tivesse amaldiçoado? Certamente, algumas pessoas estavam com raiva dele.

Uma Nova Vida
Maxwell cresceu em uma pequena ilha de Vanuatu. Ali as pessoas adoravam pedras e árvores.  Tratavam lesões e doenças com as ervas das florestas que circundavam suas casas de palha.

Maxwell e seu irmão se mudaram para outra ilha para concluir o Ensino Médio. Lá, ele foi apresentado aos jovens adventistas que faziam os cultos no refeitório da escola aos sábados. Ele ficou impressionado  com a dedicação desses jovens a Deus e com o estudo cuidadoso da Bíblia. Faltava ao trabalho que lhe  era designado para participar dos cultos adventistas. Ele contou ao irmão sobre os adventistas e em  pouco tempo os rapazes decidiram fazer parte da Igreja Adventista. 

Maxwell concluiu o Ensino Médio e voltou para casa para lecionar em uma escola primária. Ele e seu  irmão eram os únicos adventistas do vilarejo. Certo dia, o pastor adventista pediu a Maxwell que  assumisse um projeto de Missão Global iniciado por outro pioneiro. Ele concordou e começou a estudar  com as pessoas e realizar reuniões nos lares. Seu irmão se uniu a ele e logo 12 pessoas foram batizadas. 

Confrontando
Maxwell e os novos membros arrecadaram materiais para construir uma igreja. Mas alguns moradores  não queriam que houvesse outra igreja na comunidade. E enquanto Maxwell estava ausente, eles  derrubaram a igreja. 

Os membros construíram a igreja novamente, mas os oponentes a derrubaram mais uma vez. Os encrenqueiros levaram Maxwell ao tribunal, acusando-o de construir a igreja em suas terras. Mas  Maxwell provou que a terra pertencia a ele. Assim, o juiz ordenou que os moradores não mais  pertubassem a construção da igreja. 

No sábado seguinte, durante o culto, os desordeiros destruíram os jardins daqueles adventistas. Alguns queriam briga, mas Maxwell, seu pai e o delegado tranquilizaram o povo. “Deus me chamou para  levantar uma igreja nesta vila”, disse Maxwell. “Não impeçam a atuação de Deus.” 

Um Sonho e Uma Perda
Maxwell continuou servindo a Deus em sua terra natal durante 18 meses. Então, recebeu uma bolsa  para estudar Teologia no Fulton College, Fiji. Sua família não queria que ele fosse, mas Maxwell estava determinado. Seu sonho era servir a Deus. Ele deixou os membros da igreja aos cuidados de seu irmão  e partiu para Fiji. 

Ele estava indo bem nos estudos e gostava de passar os momentos livres com os colegas da região do Pacífico. Foi nessa época que ele machucou o joelho jogando futebol. Seus pais estavam convencidos  de que os inimigos de Maxwell o tinham amaldiçoado. 

Ele chegou em casa mancando e com dor. Seus pais o levaram para um curandeiro tradicional, que o tratou com folhas medicinais. Mas a dor continuou piorando. Maxwell implorou aos pais permissão  para fazer uma cirurgia, mas eles recusaram. Depois de alguns meses, ele não mais conseguia andar. A  dor o impedia de comer e dormir. 

Finalmente, os pais permitiram que Maxwell e o irmão fossem à capital, onde os médicos o examinaram  e disseram que seu tumor havia se espalhado e sua perna deveria ser amputada. Ele concordou, pois  faria qualquer coisa para cessar a dor.

Decidindo Por Deus 
Maxwell ponderava se Deus tinha um lugar para um soldado de uma perna só. Mas ele havia aprendido que Deus pode fazer qualquer coisa. “Quero me tornar forte o suficiente para voltar à faculdade e  continuar me preparando para servir a Deus”, ele disse. “Confio no amor de Deus ao enfrentar  dificuldades em minha vida. Quero permanecer firme ao lado de Jesus, que morreu por mim.” 

Nossas ofertas missionárias ajudarão a formar novas congregações de irmãos em Vanuatu e em todo o mundo. Obrigado pelas doações para que outras pessoas possam ouvir a voz de Deus e decidam segui- Lo.

Resumo Missionário
• Vanuatu é uma cadeia de cerca de 80 pequenas ilhas vulcânicas situadas ao nordeste da Austrália.  Vários vulcões ativos pontilham as ilhas, incluindo o Monte Yasur na ilha de Tanna. 
• Vanuatu é uma cadeia de ilhas tropicais com clima úmido. Suas belas praias e montanhas vulcânicas  atraem turistas de todo o mundo. 
• As pessoas de Vanuatu, conhecidas como ni-Vanuatu, são de origem melanésia. Os idiomas oficiais  são inglês, francês e bislama, uma forma de inglês pidgin. 

FONTE: Lição da Escola Sabatina(1° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário