Ótima Oportunidade

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Ponte Que Deus Construiu

Pastor Frank desceu cuidadosamente a íngreme encosta da montanha em direção ao impetuoso rio no desfiladeiro abaixo. Ele iria dirigir reuniões em um vilarejo nas montanhas, no coração de Papua-Nova Guiné.

Como não havia estrada na região, a única maneira de se chegar ao local era seguindo a estreita trilha ao longo do rio. O pastor Frank chegou ao fim da trilha e se dirigiu à ponte que cruzava o rio. A ponte não era de aço nem de madeira, mas de um entrelaçado de cipó. Ele estava acostumado com essas pontes e atravessou o rio sem problemas.

Quando a notícia da chegada do pastor chegou ao vilarejo, os membros da igreja correram para cumprimentá-lo alegremente. Com 21 igrejas em seu distrito, o pastor Frank não visitava cada vilarejo com frequência.

Uma chuva tropical caiu durante a maior parte do sábado, mas não prejudicou o entusiasmo dos moradores do vilarejo. O pastor Frank ensinou as verdades bíblicas, batizou novos membros, fez o casamento dos casais que aguardavam havia meses e a dedicação dos bebês nascidos após sua última visita.

Retorno Perigoso
Quando chegou a hora de o pastor Frank voltar para casa, um dos fiéis se ofereceu para acompanhá-lo até o posto missionário. Enquanto caminhavam ao longo da trilha que levava ao rio, encontraram algumas pessoas que alertaram: “Voltem! O rio levou a ponte. É impossível atravessar.”

Mas o pastor Frank disse ao seu companheiro: “Estamos a serviço de Deus, Ele providenciará um caminho para atravessarmos o rio.”

Quando chegaram ao rio, viram que a chuva forte havia arrancado as amarrações da ponte, levando-a embora. A chuva tinha aumentado tremendamente o volume da água do rio, de maneira que o  transformou numa corredeira profunda e larga, e não havia como atravessá-lo. Os dois homens oraram para que Deus mostrasse um modo de atravessar o rio. Tentaram encontrar um lugar onde pudessem atravessar, mas o caminho estava bloqueado por rochas e matagal.

Enquanto eles estavam à margem do impetuoso rio, perguntando a si mesmos o que deviam fazer, um tronco enorme foi arremessado rio abaixo. De repente, a correnteza o jogou para o ar e ele caiu atravessado, descansando nas duas margens do rio, formando uma ponte.

Rapidamente, eles desceram para a margem do rio e pisaram com cuidado no tronco. O Pastor Frank testou o tronco escorregadio e concluiu que era seguro. Os dois homens atravessaram cautelosamente sobre o tronco, subindo com dificuldade o barranco na outra margem. Quase que imediatamente, o   tronco caiu girando na água e sendo arremessado violentamente rio abaixo.

Ainda de pé no barranco escorregadio, os dois homens agradeceram fervorosamente a Deus e depois escalaram a trilha lamacenta em direção à casa do pastor.

Deus Providencia um Caminho
No caminho, eles encontraram alguns homens que sabiam que a ponte havia sido levada. “De onde  vocês vêm?”, os estranhos perguntaram surpresos.

“Viemos da vila do outro lado do rio,” o pastor Frank respondeu.

“Impossível!”, eles disseram. “Aquela ponte foi levada pela correnteza ontem!” Então, o pastor Frank contou aos homens sobre a ponte que Deus havia providenciado. Os estranhos não acreditaram no  pastor, por isso seguiram as pegadas dele até a margem do rio. Eles viram uma marca no chão lamacento, onde o grande tronco tinha ficado. Mas não viram o tronco. Então, os homens souberam que Deus realmente tinha feito uma ponte para que Seus servos atravessassem com segurança o rio perigoso.

Continuando o Trabalho de Deus
A mensagem de Deus continua a se espalhar por todos os vilarejos isolados nas montanhas e regiões pantanosas de Papua-Nova Guiné. Nossas ofertas missionárias ajudam a tornar essa obra possível.

Há muitos anos, parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudou a adquirir um novo avião  missionário, de modo que muitos vilarejos puderam ouvir a mensagem de Deus pela primeira vez. Essa oferta ajudou a comprar rolos de gravuras que dão vida às histórias bíblicas para as crianças e adultos  daquelas aldeias.

Neste trimestre, parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a fornecer MP3 players para as aldeias, para que as pessoas possam ouvir a Palavra de Deus, mesmo quando não há um obreiro  presente. Proverá também, pelo menos quatro clínicas médicas em algumas das regiões mais isoladas da  região montanhosa.

Assim, os moradores, que antes precisavam caminhar durante dias em trilhas perigosas para receber cuidados médicos, poderão encontrar ajuda mais perto de suas casas.

Obrigado por doar para que outros possam ter a chance de ouvir a mensagem do amor de Deus pela primeira vez.

Informações de Maye Porter e seu esposo, George, que serviram como missionários durante 30 anos em Papua-Nova Guiné e outras regiões do Pacífico Sul.

Resumo Missionário
• Graças aos missionários pioneiros, dezenas de aldeias isoladas agora têm pistas de pouso para acesso  dos aviões missionários da Igreja. Mas até hoje os obreiros da igreja enfrentam caminhadas árduas para   chegar a algumas aldeias isoladas.
• Essas comunidades podem ouvir o evangelho utilizando os MP3 players, conhecidos como “Deus-Pods”, movidos a energia solar. Um aparelho ajuda várias famílias a ouvir a mensagem do amor de  Deus, mesmo que as pessoas não saibam ler nem escrever.
• Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado fornecerá mais MP3 players para Papua-Nova Guiné e outras áreas isoladas do Pacífico Sul.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário