Ótima Oportunidade

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Compartilhando a Fé

Vitória tem quatorze anos, é estudante e mora em Atenas, Grécia. Ela frequenta a escola pública, e duas vezes por semana tem aula de Ensino Religioso. “As aulas de religião são obrigatórias”, Vitória explica. "Somente as crianças não cristãs, como as muçulmanas e budistas, são dispensadas das aulas.”

“A maioria dos alunos não se interessa pelas aulas de religião,” ela acrescenta. “Eles não leem a Bíblia; por isso, não sabem responder às perguntas da professora. Ela questiona a história que estamos estudando, mas ninguém responde. Então, ela se dirige a mim, pois sabe que tenho a resposta.”

Bíblia na Escola
Depois da aula, alguns alunos sempre interrogam Vitória sobre a razão pela qual ela conhece tantas histórias bíblicas. Ela diz que frequenta a igreja todas as semanas e estuda com outras crianças. “Leio essas histórias na Bíblia”, ela responde.

Certo dia, quando se preparava para ir à escola, Vitória decidiu levar a Bíblia para a aula de religião. “Talvez isso ajude meus colegas a ver que Deus é real e que Sua Palavra é importante”, ela pensou. A garota começou a levar a Bíblia para a escola. Algumas vezes, o livro de religião não continha os pontos importantes da história, por isso ela pedia que a professora a deixasse ler a narrativa na Bíblia. A professora sempre permitia.

Animada pela oportunidade dada pela professora, Vitória pediu permissão para incentivar os colegas a trazer Bíblias, para que pudessem ler juntos. Ela queria que os colegas soubessem exatamente como a história era relatada na Palavra de Deus. Mas, a maioria das crianças só tinha o Novo Testamento, por isso todas ouviam enquanto ela lia sua Bíblia.

“Meus colegas de classe e minha professora respeitam minha fé”, Victória diz. “Isso não é comum no meu país, pois a maioria das crianças que não frequentam a igreja estatal tem dificuldade para compartilhar a fé. Sou muito abençoada, pois Deus me deu coragem para testemunhar de minha fé e mostrar a importância de Sua Palavra.”

Vitória é uma garota tímida na sala de aula. Por essa razão, precisa de coragem extra para testemunhar de sua fé. Certo dia, depois da aula, a professora viu o pai de Vitória esperando por ela na saída da escola e lhe disse: “Você é abençoado por ter uma filha como a Vitória.”

Oportunidade Para Compartilhar
Um dia, após a aula, uma das colegas, chamada Ângela, parou Vitória no corredor e perguntou: “Podemos conversar?” Vitória concordou e as duas se afastaram das outras crianças. Ângela falou sobre um problema que tinha em casa. “Meu pai fala grosseiramente com minha mãe,” disse, com o rosto vermelho, tentando não chorar. “Acho que eles planejam se divorciar.”

Vitória ouviu a colega em silêncio. Quando Ângela terminou de falar, Vitória disse que Jesus podia ajudá-la nas provações, e aconselhou: “Você precisa conversar com Jesus. Peça a ajuda dEle. Ele a ama e está disposto a ajudar. Você só precisa acreditar.” No dia seguinte, Vitória levou uma Bíblia para Ângela. Ela escreveu alguns versos bíblicos para a amiga ler e compartilhar com a família. Vitória disse que estava orando por Angela e sua família. Então, oraram juntas. Vitória queria ensinar a Ângela que podemos conversar com Jesus assim como falamos com um amigo.

Vitória e seus pais oraram por Ângela e sua família. Eles a incentivaram a orar com Ângela sempre que possível, pois, na Grécia, as pessoas não permitem que alguém de outra religião ore por ela ou com elas.
Pouco tempo depois, Ângela contou que sua mãe encontrou a lista de versos bíblicos e que a família havia se reunido para ler. “Contei aos meus pais que você costuma orar comigo”, Ângela disse. “Agora, lemos a Bíblia e oramos juntos. Meu pai não discute nem grita muito com minha mãe, e parecem mais felizes. Obrigada! Obrigada!”

Vitória sorriu. Ela sabia que Deus havia respondido às orações. “Espero que os alunos da aula de religião aprendam bastante sobre a Bíblia e sobre Jesus, a fim de que possam amá-Lo. Quero que saibam que defendo aquilo em que acredito.”

Na Grécia, não se fala muito sobre religião. Isso faz com que seja difícil compartilhar o amor de Deus. Parte da oferta do décimo terceiro sábado deste trimestre ajudará os irmãos gregos a se aproximarem das pessoas por meio do evangelismo pessoal e treinamentos.

Agradecemos sua ajuda para esse projeto importante.

Resumo Missionário
A Grécia fica em uma península montanhosa no sudeste europeu e inclui mais de duas mil ilhas. Nenhuma região desse país fica a mais de 100 quilômetros do mar.

Embora a Grécia moderna tenha surgido como nação em meados do século 19, o país existe há mais de três mil anos.

A história de Atenas, a capital, remonta a 1.400 a.C. Trata-se do centro do progresso grego em cultura, filosofia e artes. Atualmente, a cidade tem uma população de cerca de 650.000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário