Ótima Oportunidade

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Reviravolta

Josef era um adolescente problemático. Seu pai insistia para que ele e o irmão fossem à igreja. Ele ia contra a vontade e gostava de deixar isso bem claro. Não prestava atenção e, algumas vezes, discutia com os membros.

Fora da igreja, por qualquer motivo se irritava com as pessoas e, na rua, se envolvia em brigas com gente desconhecida. Há dois anos, a igreja promoveu um acampamento jovem e todos esperavam que Josef e o irmão fossem. Porém, ele deixou bem claro que não queria ir, embora desejasse conhecer alguma garota. Ele tinha dificuldade de falar com garotas, mas queria fazer amizade com elas. Por isso, acabou decidindo participar.

No acampamento, havia três cultos diários. O pastor falava sobre pessoas que conheceram Deus e foram transformadas. Josef não admitia, mas essas histórias o impressionavam. Ele chegava a perguntar a si mesmo se, caso desse uma chance a Deus, a dificuldade para se aproximar das garotas acabaria. Frustrado, Josef saiu do culto e foi ao banheiro.
 
Ali, trancou a porta e orou. Pediu perdão a Deus por todos os problemas causados e suplicou ajuda Surpreendeu-se de que tivesse tomado essa atitude, mas repentinamente, sentiu-se inundado pelo perdão divino e chorou.

Na tarde seguinte, enquanto caminhava pela praia, aproximou-se de uma garota a quem conhecia de vista. Nunca havia conversado com ela, mas quando percebeu, estavam conversando havia quatro horas!

Os amigos reconheceram que algo o estava transformando, algo muito importante. Josef não entrou em muitos detalhes, mas sabia que Deus havia respondido à oração. Ele tinha transformado sua vida

Espalhando o Amor
Ao voltar do acampamento, Josef não queria perder o que encontrou com Deus. Por isso, continuou orando e lendo a Bíblia. Quando encontrava pessoas com quem havia brigado, as tratava de maneira diferente: sorria e as cumprimentava. Mas Deus o levou a um passo adiante e o incentivou a falar que as amava. E ele assim o fez. Pediu perdão a Deus pelo que havia feito a elas e decidiu pedir perdão às pessoas magoadas. A princípio, elas não acreditavam, mas ao perceber a verdadeira transformação, passaram a aceitar o pedido de perdão.

Josef pediu desculpas aos professores pelo seu desrespeito em sala de aulas e também pediu perdão a seus colegas, amigos, irmãos e pais. Todos perceberam que ele estava diferente. 

Certo dia, dois adolescentes furiosos da cidade o ameaçaram. Em outros tempos, ele teria sucumbido à provocação. Mas, Josef sorriu e disse: “Vocês pensam que são perdedores, mas aos olhos de Deus, vocês são especiais.” Os garotos ficaram impressionados! Por isso, Josef continuou falando. Ele os convidou para o programa de jovens da igreja. Um deles aceitou o convite.

Alcançando Corações
Josef, o irmão e mais dois garotos organizam cultos para os jovens da igreja. Convidam amigos através do Facebook e de outras redes sociais. Eles planejam os cultos pensando nos jovens de sua idade e nos desafios que eles enfrentam.

A igreja tinha pouco mais de 25 membros e a maioria deles é idosa. Mas graças a Deus e às orações, hoje a igreja tem 70 membros e a maioria é jovem. Alguns se aproximam para falar de seus problemas com as famílias, vícios em drogas e até pensamentos suicidas.Josef tenta aconselhar quanto pode. Logo ele, que sempre precisou de aconselhamento! 

Ao se aproximar o período de provas, ele teve que interromper os aconselhamentos e as pregações. Os exames determinariam não apenas a formatura, mas o ingresso na Universidade. Josef nunca foi bom aluno, mas estava decidido a ser. Com a ajuda de Deus, faria o melhor para honrar Seu nome. Então, graduou-se e dedicou a vida para servir a Deus. “Vejo o poder de Deus que transforma vidas. Senti esse poder na minha vida. Quero compartilhá-lo com todos”, ele diz. 

O seminário frequentado por Josef, localizado na República Tcheca, iniciou as atividades graças às ofertas arrecadadas no décimo terceiro sábado anos atrás. Por isso, ele agradece as ofertas e as orações. Elas estão sendo muito úteis.

Resumo Missionário
• Durante a época do comunismo, os jovens adventistas se encontravam secretamente para estudar a Palavra de Deus e se preparar para o ministério. Eles não tinham oportunidade de frequentar um seminário e obter esse preparo.
• Há alguns anos, parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudou a comprar um terreno e fundar um Seminário Adventista na República Tcheca. Desde então, o seminário cresce e treina jovens, experientes pastores e obreiros bíblicos para um trabalho eficaz para Deus naquele país. Obrigado pelas doações que permitem que o amor de Deus seja propagado.

Fonte: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário