Ótima Oportunidade

terça-feira, 16 de julho de 2013

A Rota da Felicidade

À semelhança de muitos jovens tchecos, Jana cresceu em uma família que não tinha raízes religiosas nem orientações espirituais. Na adolescência, ela frequentava danceterias com as amigas e, mais tarde, elas começaram a participar de festas Techno. Chegaram até a experimentar drogas, mas mentiam para que seus pais não se preocupassem.

Jana se formou no Ensino Médio e foi fazer faculdade em outra cidade. Lá, conheceu três colegas cristãs. Uma delas era adventista. As garotas ficaram amigas e Jana se perguntava por que elas pareciam tão felizes. Não fumavam, não bebiam nem frequentavam danceterias. E pareciam desfrutar a vida. 

Alena, a garota adventista, era especial para Jana, pois alguma coisa nela cativou sua admiração. Ela se perguntava se a amiga podia ser feliz sem drogas e álcool. Jana parou de frequentar discotecas e baladas, mas foi difícil parar de fumar e beber. Embora seu estilo de vida fosse um pouco diferente do estilo das amigas cristãs, Jana se sentia à vontade com elas, por isso continuaram sendo grandes amigas. Elas compartilhavam a fé, Jana ouvia, mas não estava preparada para mudar tão radicalmente de vida.

Novo Capítulo
O período de estudos, naquela localidade, terminou. Jana e Alena decidiram continuar os estudos em outra cidade da República Tcheca e decidiram dividir o apartamento. Em Brno [Bârnou], Alena começou a frequentar o programa dos jovens, chamado INRI Road. Convidou Jana para ir e lhe garantiu que não se tratava de uma igreja tradicional. 

Jana foi ao programa e ficou impressionada. Ela gostou de cantar e do ambiente caloroso. Assim, decidiu fazer parte do grupo. Fez vários amigos e começou a participar das atividades: jogos noturnos, cultos de oração, debates bíblicos. Tudo para ficar ao lado desses cristãos. 

Jana passava muito tempo com Alena e seus novos amigos da INRI Road. Quando Alena a convidou para estudar a Bíblia, ela aceitou. O cristianismo era algo novo para ela, por isso, foi necessário começar desde o princípio.

Um ano depois, Jana percebeu que deveria tomar uma importante decisão. Ela queria entregar o coração a Jesus, mas amava seu namorado e não desejava romper o relacionamento. Então, convidou-o para frequentar os programas do INRI Road e ele começou a participar dos eventos esportivos, embora não quisesse envolvimento com o cristianismo.

Jana relutou muito entre o novo amor por Deus e o amor pelo namorado. Depois de muita oração e pranto, escolheu Jesus.

Resistência Inesperada
Além de terminar o relacionamento, Jana abandonou o fumo e o álcool. Mas, para sua surpresa, seus pais não aceitaram sua decisão de se tornar cristã. Eles cresceram ateus e era difícil para eles entender que a filha desejasse ser cristã. Não conheciam os adventistas e receavam que fosse alguma seita.

Jana ficou firme, foi batizada, continua frequentando o INRI Road e se tornou líder em um dos grupos de oração. Ela também liderou um grupo de debates chamado Face to Face [Face a Face], que convidava empresários cristãos ou líderes comunitários e entrevistava sobre maneiras de se ter uma vida cristã em um mundo secular. Esse foi um grupo destinado aos alunos não cristãos.

Lentamente, os pais de Jana aceitaram sua rotina cristã. Eles perguntam sobre as atividades da igreja. Recentemente, Jana e a mãe conversaram sobre sua vida antes e depois do cristianismo. Hoje, a mãe dela concorda que a vida cristã está muito melhor.
“INRI Road foi um divisor de águas na minha vida, uma reviravolta dos meus conceitos”, diz ela. “Provavelmente não entraria em uma igreja tradicional, mas INRI Road não é tradicional. Essa igreja atende às necessidades dos jovens, muitos dos quais, como eu, nunca ouviram falar de Cristo.”

“Os amigos que fiz, nos momentos descontraídos e espirituais, fizeram um grande impacto na vida. Percebi que os jovens podem ser felizes sem drogas e sem álcool. Eu pensava que essas coisas traziam felicidade, mas hoje sei que essa felicidade é passageira. Cristo é o caminho único para a verdadeira felicidade.”

Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a expandir o INRI Road por toda a República Tcheca e Eslováquia para que milhares de jovens possam experimentar a beleza, o amor e a maravilha do nosso Salvador.

Resumo Missionário
• O INRI Road foi criado com o objetivo de resgatar jovens adventistas e mantê-los na igreja durante os anos vulneráveis da universidade e alcançar os jovens não adventistas, muitos dos quais raramente ou nunca entraram em uma igreja adventista.
• Por meio de cultos descontraídos, debates, estudos, eventos esportivos, grupos de oração e retiros de fins de semana, a liderança do INRI Road procura fazer amigos para Jesus pelo evangelismo da amizade.
• Nos seis anos de existência do INRI Road, centenas de jovens vieram à igreja. Muitos desses estão voltando e fortalecem seu relacionamento com Deus.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário