Ótima Oportunidade

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Resposta de Deus


Jamyson não era o melhor cristão do mundo. Tinha perdido o interesse pela igreja havia algum tempo. A vida em casa com o padrasto era difícil. Apesar dos esforços da mãe para mantê-lo na igreja, ele passava mais tempo com os amigos não adventistas. Adotou um estilo de vida não muito recomendável e sua vida estava perdendo o significado.


Mudança de Planos
Então, ele foi a um retiro espiritual promovido pela igreja local. Lá, foi desafiado a pensar sobre a vida e seu relacionamento com Deus e, antes de o retiro terminar, ele já havia renovado sua entrega a Deus.

Durante o retiro, ele ouviu sobre a Missão Calebe, um programa patrocinado pela igreja adventista no Brasil, no qual estudantes do ensino médio e universitários são convidados para trabalhar em uma cidade e construir igrejas. Os voluntários encontram formas de ajudar as pessoas na comunidade, visitando-as e oferecendo estudos bíblicos para quem se interessa.

Jamyson decidiu se inscrever e passar as férias de verão participando da Missão Calebe. Ele ficou animado em viajar para outra parte do país e, claro, também queria se aproximar de Deus.

Mas, justamente uma semana antes da viagem, o projeto foi cancelado e isso o deixou muito decepcionado. Ele pensou sobre o assunto e percebeu que poderia haver outra maneira de doar as férias para Deus. Então, pediu que Deus o ajudasse a encontrar outra maneira de testemunhar. Na tarde do mesmo dia, um amigo telefonou perguntando se ele gostaria de colportar durante um mês. Certo de que essa era a resposta de Deus, Jamyson aceitou o convite. Arrumou seus pertences e, no dia seguinte, viajou para a cidade em que iria trabalhar.

Ganhos e Aprendizagem
Sua fé em Deus foi fortalecida durante o mês de colportagem. Muitas vezes ele sentia a presença de Deus, enquanto batia de porta em porta. Jamyson aprendeu a confiar na oração e a passar muito tempo com Deus. Ele gostou muito do trabalho e sentiu o desejo de colportar nas férias seguintes.

Jamyson estudava em uma escola pública, mas Deus começou a plantar em seu coração o sonho de frequentar o IABC, Instituto Adventista Brasil Central. Ele percebeu que poderia pagar parte dos estudos por meio do seu trabalho na colportagem.

Ele trabalhou muito e conseguiu ganhar o suficiente para pagar as despesas do primeiro semestre no colégio adventista. Jamyson gostava de estudar em um ambiente adventista, onde os alunos cantam e oram juntos.

Nas férias seguintes, ele colportou novamente para pagar os estudos. Trabalhou arduamente e orou muito, mas as férias terminaram e ele não conseguiu a quantia necessária. Ele sabia que sua mãe não podia ajudar com as mensalidades escolares, então, pediu que Deus lhe mostrasse Sua vontade.

Jamyson voltou à escola sem nenhuma garantia de que conseguiria pagar as contas. Mesmo assim, continuou os estudos, trabalhando para pagar as mensalidades. Porém, logo percebeu que não conseguiria ganhar o suficiente para isso. Então conversou com o pastor e com os professores sobre o assunto, e orou para encontrar alguém que o ajudasse. Mas nada mudou.

Vitória no Último Instante
Finalmente, Jamyson admitiu a derrota. Reuniu seus pertences e planejou tomar o ônibus para casa no domingo, pensando em colportar durante o restante do ano e voltar a estudar no ano seguinte.

Na noite de sábado, enquanto passava nos quartos dos amigos, despedindo-se deles, encontrou um homem que havia conhecido no dia anterior.

“Você realmente quer ir embora?”, o homem perguntou.

Jamyson respondeu que desejava ficar, mas não tinha como pagar os estudos.

“Pagarei as suas mensalidades até o fim do ano letivo”, disse o homem.

Jamyson ficou sem palavras. Naquela noite, Deus lhe mostrou que estava no controle. “Ele não fez o mar Vermelho se abrir até Moisés estender sua vara. Deus não atendeu minha necessidade até que meu tempo acabou. Mas Ele é sempre fiel”, testemunha Jamyson, que cresceu ouvindo muitas histórias sobre a fidelidade de Deus, mas tem sua própria história para contar. Mas este é apenas o começo. Deus ainda não revelou o restante da história de Jamyson.

Deus usa o IABC para levar muitos jovens a Cristo e treiná-los para Seu serviço. Eles precisam de um templo. Atualmente, as reuniões são feitas em salas de aula, nas capelas dos residenciais e até ao ar livre. Contamos com sua oferta no décimo terceiro sábado, para que possamos construir um templo no Instituto Adventista Brasil Central para a honra e glória de Deus.

Resumo Missionário
• O IABC está localizado a uma hora a oeste da capital do Brasil. Mais de 400 alunos estudam ali, muitos dos quais vivem em regime de internato.
• Parte considerável desses alunos são de lares não adventistas. A cada ano, a instituição batiza de 30 a 35 alunos.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (4° Trimestre 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário