Anival, um jovem de 18 anos de idade e seu primo, Floresmilo, perseguiam um veado na selva, no leste do Peru. Anival mirou o animal. De repente, uma explosão ofuscante o atirou para trás do arbusto. “Aaaaai!”,– Ele gritou de dor.
Floresmilo correu em direção a Anival, que estava coberto de sangue e tinha o braço esquerdo mutilado e sangrando.
Floresmilo rasgou sua camisa para fazer um curativo e parar o sangramento. “Vamos pedir ajuda”, disse ele, tentando ajudar o primo a ficar em pé.
“A dor... Não consigo suportar a dor. Apenas me mate!”, Anival implorou. Mas Floresmilo incentivou o primo a ficar em pé e o ajudou a se arrastar até a clínica médica, que ficava a cinco horas de caminhada.
Na clínica não havia médico, mas a enfermeira limpou a ferida e deu algo para aliviar a dor de Anival. Em seguida, enviou os dois rapazes para o hospital mais próximo, que ficava a uma hora de distância. Ali os médicos amputaram o braço mutilado de Anival e trataram os outros ferimentos.
Anival ficou vários dias deitado na cama, olhando para a parede, lutando com a dor e a depressão, certo de que sua vida tinha acabado.
Palavras de Esperança
Nem Anival nem seu primo conheciam a Deus. Mas, ocasionalmente, Floresmilo frequentava a pequena igreja adventista perto de casa, e percebeu que Anival precisava de ajuda espiritual. Então, procurou um pastor adventista e lhe pediu que visitasse Anival.
O pastor fez a visita durante a qual leu alguns textos bíblicos animadores. “Você perdeu o braço”, disse ele ao rapaz, “mas Deus poupou sua vida. Ele quer que você saiba que Ele o ama. Deus tem um plano para você enquanto estiver aqui na Terra. E quando Jesus vier, Ele vai transformá-lo inteiramente.”
Anival não acreditava nas palavras do pastor. Porém, quanto mais ele pensava nelas, mais esperançoso se sentia. Talvez Deus pudesse transformar essa terrível situação em algo bom. Ele sentiu a presença de Deus, tirando-o da depressão e enchendo sua mente com esperança. Quando o pastor voltou para visitá-lo, Anival estava ansioso para ouvir mais sobre Deus.
O pastor deu a ele uma Bíblia, e Anival começou a lê-la diariamente, virando as páginas com o polegar, a única parte da mão direita que não estava coberta de ataduras. O pastor recomendou algumas passagens bíblicas que Anival pudesse entender. Outros membros da igreja também o visitaram e ele se sentiu encorajado pela amizade.
Nova Vida
Várias semanas mais tarde, Anival deixou o hospital. Ele e o primo visitaram a igreja adventista e receberam mensagens de esperança e amor. Os primos encontraram novo significado para a vida. Anival percebeu que Deus tinha planos para ele e pediu o batismo. Poucos meses depois, Floresmilo seguiu seu exemplo.
Anival voltou diferente para casa. Ele havia deixado de ser um adolescente triste e indisciplinado e se transformado em um homem com propósito e novo sentido para a vida. Em vez de sentir raiva pela perda do braço, encheu-se de alegria e começou a se interessar por outras pessoas. Seus irmãos notaram a diferença e perguntaram o que lhe havia acontecido. Alegremente, Anival partilhou com eles o amor de Deus.
Absalão, seu irmão mais velho, foi o primeiro a responder ao amor de Deus, seguido pelos outros. Os irmãos carnais de Anival se tornaram irmãos em Cristo. Os pais também viram as mudanças, primeiro em Anival e depois nos outros filhos. Eles também sentiram o desejo de conhecer mais sobre o amor de Deus.
Nova Missão
Anival, Floresmilo e Absalão são inseparáveis. Sempre que possível, eles viajam pelas aldeias indígenas partilhando o amor de Deus. O pai de Anival planeja construir uma igreja no vilarejo perto da cidade natal da família, localizada a várias horas de distância. Eles têm planos de realizar ali reuniões evangelísticas.
Os três jovens trabalham como agricultores e aproveitam para testemunhar de sua fé a outras pessoas. Até agora, realizaram oito séries evangelísticas nas cidades vizinhas. Mais de 50 pessoas foram batizadas.
“Perdi meu braço”, diz Anival, “mas sinto que ganhei quatro braços: os do meu irmão e do meu primo, que estão sempre dispostos a me ajudar. Continuaremos testemunhando de nossa fé com quantas pessoas for possível.” Também desejamos que eles partilhem a fé, de modo que a boa-nova de Jesus se espalhe rapidamente, e Ele venha em breve.
Dezenas de vilas, no leste do Peru, precisam de uma igreja, por mais simples que seja. Parte da nossa oferta no décimo terceiro sábado ajudará a construir uma capela numa das cidades em que o trabalho cresce rapidamente. Obrigado pelas ofertas que ajudarão outras pessoas a compartilhar o amor de Deus com aqueles que ainda não O conhecem.
Notícias Missionárias
• Muitas pessoas no Peru lutam para atender às necessidades diárias da família. Mas nossos irmãos têm um desejo profundo de compartilhar o amor de Deus e a promessa de Sua vinda para levar Seus filhos para o Lar. Eles se sacrificam para dar aos interessados livros e um local adequado para adoração.
• Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir, pelo menos, uma capela para os irmãos em uma região de floresta no leste do Peru.
Fonte: Lição da Escola Sabatina (4° Trimestre 2012)
Fonte: Lição da Escola Sabatina (4° Trimestre 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário