Paulraj parou entre os trabalhadores migrantes que estavam sentados embaixo de um poste de iluminação na cidade de Cingapura. Pegou a sacola e tirou uma garrafa de suco para cada pessoa, sentou-se entre elas, abriu a garrafa e tomou um gole. Era hora de adorar a Deus.
Os homens estavam cansados e solitários. A maioria tinha viajado da Índia para Cingapura, para ganhar dinheiro e sustentar a família. Eles não tinham ido àquele local só para receber um suco grátis. Eles tinham sede de Deus.
Missão Junto ao Poste de Luz
Desde 2007, Paulraj tem trabalhado como pioneiro da Missão Global entre os milhares de trabalhadores migrantes, em Cingapura. A maioria vive em grandes alojamentos que abrigam 10 mil trabalhadores. Paulraj encontra maneiras de fazer amizade com essas pessoas, perguntando sobre sua vida, família e dificuldades do dia a dia.
Certa vez, ao anoitecer, Paulraj caminhava a passos largos pela rua. As luzes da rua piscavam enquanto a noite tropical se aproximava. Ele notou um homem agachado perto de um poste de luz lendo um livro. Paulraj desacelerou os passos e parou perto do homem. Ele se abaixou ao lado dele e viu que o homem estava lendo a Bíblia.
– Posso partilhar um verso bíblico com você? – Paulraj perguntou baixinho.
O homem arregalou os olhos e hesitou por um momento antes de lhe entregar a Bíblia, e Paulraj a abriu em Isaías 48:17, 18 e leu: “Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: ‘Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar."
Martin, o homem que estava embaixo do poste, olhou para Paulraj.
– Nunca ouvi falar sobre as ordens de Deus – ele disse.
Os dois homens conversaram brevemente sobre os mandamentos de Deus. Então, Paulraj perguntou sobre a família de Martin e sobre seus problemas. Ao terminar a conversa Paulraj se levantou, desejou boa noite e começou o caminho de volta para casa.
“Volte”, uma voz lhe disse. “Pergunte ao homem se você pode orar com ele”. Paulraj reconheceu a voz de Deus, voltou e convidou Martin para ir a sua casa. Martin aceitou o convite e os homens caminharam juntos para casa de Paulraj, tomaram um refresco gelado e conversaram bastante. Naquela noite, os dois homens oraram juntos.
Paulraj visitou Martin outras vezes e, finalmente, Martin pediu o batismo e passou a fazer parte da família adventista. Ele foi a primeira pessoa convertida por Paulraj.
Atendendo às Necessidades do Povo
O governo de Cingapura não permite o evangelismo aberto entre os trabalhadores migrantes. Então, Paulraj faz amigos para Cristo através das aulas de inglês, informática, serviços de saúde, aconselhamento familiar e comemora feriados nacionais com os trabalhadores.
– Por que você faz isto? – alguns trabalhadores perguntam.
– Porque Deus ama você, e eu também – ele responde com simplicidade.
Atualmente, ele realiza programas nas noites de sábado fora dos grandes alojamentos. Ele mostra vídeos edificantes, inclui cânticos e até oração. Muitas vezes, os trabalhadores param para ouvir e participar.
“Preciso Voltar”
Certo dia, enquanto caminhava, um homem chamado Sankar notou um grupo de pessoas orando. Ele parou e observou por alguns minutos. Quando Paulraj o viu, acenou convidando-o para se juntar ao grupo. Sankar se aproximou e de forma amigável começaram a conversar.
Sankar voltou na semana seguinte e Paulraj conversou com ele. Não pregou um sermão para ele, apenas fez perguntas mostrando que se importava com ele. Sankar continuou participando das reuniões e entregou a vida a Jesus.
Então Sankar ficou gravemente ferido em um acidente em que dois homens morreram. Paulraj o visitou no hospital. O olhar de Sankar denunciou a profundidade de seu pensamento:
– Devo voltar para a Índia e partilhar com o povo o que aprendi sobre o amor de Deus.
Sankar voltou ao seu país de origem, onde está estudando e se preparando para pregar o evangelho.
Compartilhando a Visão
– Entre os trabalhadores migrantes em Cingapura há trabalhadores de quase todas as cidades da Índia. Se conseguirmos levá-los a Cristo, imagine o que farão quando voltarem à sua terra natal! – diz Paulraj.
Paulraj começou a treinar os novos conversos para esse ministério. Ele louva a Deus por mais de 50 trabalhadores migrantes que estão entre aqueles que deram a vida a Cristo por meio de seu ministério. Eles se reúnem em pequenos grupos em sua casa e até embaixo de postes de iluminação nas vias públicas, cantando, estudando a Bíblia e orando uns pelos outros.
– Faço o que posso para apresentar Jesus para as pessoas – ele diz.
Nossas ofertas missionárias ajudarão a estabelecer igrejas ao redor do mundo através do trabalho de mais de 1.200 pioneiros da Missão Global, como Paulraj e a esposa.
Paulraj Masillamony e a esposa, Maria Jeeva, são pioneiros da Missão Global e trabalham entre os indianos, em Cingapura.
Resumo Missionário
– Paulraj e a esposa, Maria, são pioneiros da Missão Global servindo em Cingapura, uma grande cidade-estado no extremo sul da península malaia, com uma população de cerca de 4,7 milhões de pessoas.
– Cerca de 1.200 pioneiros da Missão Global servem em 86 países ao redor do mundo. Alguns trabalham nas áreas rurais, enquanto outros, como Paulraj e Maria, trabalham em regiões urbanas. Ore pelos pioneiros da Missão Global em todo o mundo.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre de 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário