Ótima Oportunidade

terça-feira, 12 de abril de 2016

A igreja de vidro – parte 1

Fiji está no centro das ilhas do Sul do Pacífico. A capital, Suva, é sede de várias instituições internacionais de ensino superior, como a Universidade, Escola de Medicina e a Escola Técnica. Essas instituições atraem os melhores alunos de todo o Sul do Pacífico.

Aproximadamente 500 estudantes adventistas estão matriculados nessas escolas. Eles se preparam para atuar em cargos de liderança em seus países. Há pouco tempo, não havia nenhuma igreja adventista, nenhum local em que esses jovens pudessem adorar a Deus e levar seus amigos para comungar ou estudar em uma atmosfera receptiva. Durante algum tempo, o grupo alugou uma sala na universidade para realizar os cultos, mas à medida que a instituição crescia, passou a precisar de todas as salas na manhã de sábado para suas palestras, deixando os alunos adventistas sem local para os cultos. Para alguns, tornou-se muito difícil encontrar uma igreja, por isso abandonaram a religião.

Mas, graças à generosa oferta do Décimo Terceiro Sábado, esse cenário mudou. Essa é a miraculosa história de como surgiu o Pacific Tertiary Evangelistic Center (PTEC) [sigla inglesa para Centro Evangelístico dos Universitários do Pacífico].

Prioridade

Quando o pastor Joe Talemaitoga chegou ao escritório da Missão de Fiji, em Suva, para trabalhar como capelão dos jovens, disse que sua prioridade era inaugurar um centro evangelístico para servir aos estudantes da Universidade e outras instituições educacionais. Os recursos financeiros estavam disponíveis, mas numa ilha em que os terrenos são caros, principalmente na capital, os líderes da igreja encontravam dificuldade para achar uma propriedade adequada (e acessível) próximo da universidade.

No fim de uma tarde, o pastor Joe e outros líderes da Missão, juntamente com alguns estudantes adventistas, reuniram-se em uma sala da Universidade para analisar uma pequena lista de propriedades disponíveis. Nenhuma delas era adequada, mas o grupo votou pela decisão de comprar um terreno íngreme localizado há dois quilômetros da principal Universidade.

A reunião terminou às 22 horas. Enquanto os alunos das Ilhas Salomão caminhavam pela rua, notaram um carro parado. Um homem saiu do carro, dirigiu-se à parte principal da casa e colocou uma placa com a inscrição: “Vende-se”, e saiu. “Precisamos falar com o capelão a respeito disso”, eles disseram.

Propriedade ideal
Às 7h30 da manhã seguinte, o telefone do pastor Joe tocou. Ele ouviu a descrição entusiasmada feita pelo estudante sobre a propriedade e sua localização privilegiada. O pastor agradeceu e, às 8h, telefonou para o número mencionado na placa.

“Você está vendendo a propriedade na Grantham Road, próximo à Universidade?”

“Sim, é uma casa verde com uma cerca verde.”

Logo após o telefonema, o pastor Joe foi ver a propriedade. Era perfeita! Localizada em uma suave elevação a apenas duas quadras da Universidade e na frente do maior cinema e do shopping center de Fiji. O pastor não poderia imaginar um local mais visível e acessível. Imediatamente, telefonou para a imobiliária e disse que estava se dirigindo ao escritório para efetivar a compra do imóvel.

“Conheci o senhor que tinha colocado a placa, um fijiano”, recorda o pastor Joe. “Apresentei-me como capelão e falei sobre nossas necessidades. Éramos um grupo nômade, expliquei, e a Igreja Adventista desejava que esses jovens tivessem um lugar permanente para se encontrar. Podemos transformar a casa em uma igreja.”

Lembranças felizes

Enquanto o pastor falava, notou lágrimas escorrendo pelo rosto do homem. “Sabe”, ele disse, “enquanto você falava lembrei-me das coisas que aprendi na Escola Adventista de Ensino Fundamental em Suva. Minha mãe me matriculou para estudar nessa escola por três anos. Lembro-me das histórias bíblicas e das músicas.”

Evidentemente, estudar na escola adventista teve um impacto positivo na vida daquele senhor. “Telefonarei para o dono da imobiliária agora”, ele disse.

Pouco tempo depois, um indiano entrou, olhou para o pastor Joe e exclamou: “Oh, é você! Eu o conheço! Há alguns anos uma jovem adventista que trabalhou comigo me convidou para visitar a igreja adventista de Tamavua, em um sábado de visitas. Aceitei o convite e você foi o pregador!”

Silenciosamente, o pastor agradeceu à garota que tinha convidado aquele homem para visitar a igreja.

Outro tipo de investimento

“Por que você quer comprar essa propriedade? Qual o seu propósito?”, o proprietário perguntou.

“Queremos construir uma igreja para os jovens”, respondeu o pastor Joe.

“Não é um investimento para obtenção de lucros?”, sondou o proprietário.

“Não é esse tipo de investimento”, ele disse. “Mas um investimento nos jovens!”

O homem sorriu. “Como indianos, estamos muito satisfeitos em vender a propriedade para uma igreja ou organização religiosa.” Fez uma pausa e continuou: “Preciso de 10% em 48 horas.”

“Não há problema”, pensou o pastor Joe. “Temos o dinheiro da oferta missionária no banco.” (Continua)

Resumo missionário 

  • A Missão de Fiji foi fundada em 1889.
  • Existem 159 igrejas e 101 grupos por toda a Missão.
  • No fim de 2014, foram contabilizados 24.732 adventistas em Fiji.
  • Metade da população pertence à etnia fijiana. Quase metade é de origem indiana. Enquanto a maioria dos fijianos se considera cristã, poucos indianos se tornam cristãos.
Fonte da imagen: www.iasdbaixoguandu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário