A Igreja de Vidro |
Resumo da semana anterior: Quando o pastor Joe Talemaitoga iniciou seu trabalho como capelão dos jovens adventistas em Suva, Fiji, foi informado de que sua prioridade era construir um centro evangelístico para os estudantes da Universidade do Pacífico Sul e das instituições educacionais vizinhas. Por meio de uma circunstância incomum, o pastor Joe soube de uma propriedade ideal e se encontrou com o proprietário.
Quando o pastor Joe entrou em contato com os líderes do departamento financeiro, havia um misto de sentimentos sobre a compra do novo imóvel. “Já decidimos e votamos”, alguns disseram. No entanto, todos concordaram em se reunir com o pastor Joe às 13h na rua Grantham Road, número 7, no centro de Suva, a dois quarteirões da Universidade do Pacífico Sul.
Enquanto olhavam o terreno, o pastor Joe disse ao grupo: “Creio que o Senhor está conduzindo esse projeto e quero que vocês considerem a possibilidade de comprar esta propriedade. Pessoalmente, estou convencido de que esta é uma oportunidade que não devemos deixar passar.”
Depois de muita reflexão e discussão, decidiu-se avançar na compra do imóvel da Grantham Road. A placa de venda foi retirada em menos de 24 horas após ter sido colocada, porque os adventistas se tornaram os proprietários do imóvel.
Obstáculos
A compra do imóvel, no entanto, foi apenas o primeiro de muitos obstáculos que o grupo teria que superar antes que o Centro Evangelístico de Universitários do Pacífico (PTEC) se tornasse realidade.
O desafio seguinte foi o próprio edifício. O grupo logo percebeu que seria melhor construir um novo, em vez de tentar reformar a estrutura existente. Isso significava que seria necessário consultar o Conselho Municipal, a fim de pedir autorização para a construção da igreja.
Quando o grupo apresentou pela primeira vez o pedido, os vereadores ficaram surpresos.
“Será que vocês tiveram informação privilegiada?”, perguntaram. “Como vocês conseguiram comprar esse imóvel? Vocês sabem que passaram à frente de muitas pessoas?”
“Não”, o pastor Joe respondeu, “mas o Senhor sabia. Por isso Ele mandou que o homem colocasse a placa de venda às 22h.”
O passo seguinte no processo foi conseguir a aprovação dos vizinhos da propriedade. A maioria deles ficou feliz com a construção do templo adventista nas redondezas, mas um proprietário não ficou satisfeito. O terreno em frente à propriedade recém-adquirida pelos adventistas pertencia à Igreja Católica Romana. Determinados a impedir todos os esforços para reformar a propriedade, o padre e as freiras se recusaram a um encontro com o pastor Joe e o grupo adventista durante oito meses.
“Não, nós não queremos negociar, não há espaço para negociação”, afirmavam repetidamente, antes de fechar a porta. No entanto, os adventistas continuaram orando e tentaram visitar a paróquia católica.
Final Feliz
Durante esse tempo, os investidores souberam da venda da propriedade privilegiada e se aproximaram do grupo adventista com ofertas muito atraentes. Às vezes até mesmo prometendo pagar o dobro do preço de compra. Mas o pastor Joe sempre dizia: “Não. Esta é a vez de Deus e esta será Sua propriedade.”
Depois de oito meses, o pastor Joe se dirigiu à paróquia católica e foi atendido. De maneira sincera, uma freira disse ao pastor adventista: “Nós lutamos entre nós mesmos. Nossos líderes deveriam ser mais proativos no sentido de adquirir essa propriedade. E agora podemos ver que vocês não desistirão dela.”
A última assinatura necessária foi colocada na proposta de rezoneamento e o Conselho da cidade aprovou o pedido dos adventistas.
Ansiosamente, o pastor Joe e seu grupo avançaram e escolheram um projeto arquitetônico com janelas em cada lado da nova igreja, conhecida como Centro Evangelístico de Universitários do Pacífico (PTEC). “Quando as pessoas saírem do shopping center e dos cinemas, o que elas verão? Esperamos que vejam Jesus. Elas começarão a ver e ouvir sobre Cristo.”
Hoje, mais de 300 universitários frequentam o PTEC. A uma curta distância do campus, a igreja se tornou um local de encontro para a edificação da fé e atividades evangelísticas, durante a semana, e cultos aos sábados. Essa igreja transparente realmente brilha para que todos vejam.
Resumo Missionário
- Fiji é um país formado por mais de 330 ilhas. Dessas, apenas um terço é habitado.
- Fiji foi colônia britânica por 96 anos e conquistou sua independência em 1970.
- Fiji tem uma população de 902.335 habitantes. A maioria das pessoas vive nas duas maiores ilhas: Viti Levu, onde a capital está localizada, e Vanua Levu.
- Há uma média de 1.778 mm de chuva por ano em Fiji.
- A temperatura média é de 20°C a 32°C.
Fonte imagem: iasdbaixoguandu