Ótima Oportunidade

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os Meninos da Aldeia

Christof tem 13 anos, mora com os pais e dois irmãos em uma área rural no centro de Portugal. Eles se mudaram para uma nova casa há alguns anos e os pais são seus professores em casa.

Viver no campo representou uma experiência nova para Christof e seus irmãos. Eles aprenderam a trabalhar na agricultura, semear, cultivar e ver crescer o próprio alimento. Também aprenderam a criar galinhas e dirigir um trator por terrenos rochosos.

Certo dia, Christof viu seu vizinho idoso, Antônio Lopez, pastoreando cabras. Christof ficou intrigado com as cabras e desejou criar algumas. Porém, não sabendo muito sobre cabras, procurou se informar.

Christof ajudou a cuidar das cabras de Antônio e recebia dele conselhos, sempre que precisava de ajuda no cuidado do pequeno e próspero rebanho. Eles falavam sobre cabras todos os dias e logo se tornaram amigos íntimos.

Além das cabras
Certo dia, Christof perguntou a Antônio: “Você acredita em Deus?” “Sim”, respondeu o senhor idoso. “Acho que sim.”

Ao notar que Antônio não sabia ler, Christof se ofereceu para levar sua Bíblia e ler.

“Isso seria bom”, concordou Antônio. A partir daquele dia, sempre que Christof visitava Antônio, levava a Bíblia e lia para o amigo.

“Qual é sua religião?”, Antônio perguntou certo dia. “Somos adventistas do sétimo dia”, respondeu o menino. “Observamos o sábado como dia especial de adoração a Deus.”

“Oh, eu conheço o sábado!”, disse Antônio. “Minha avó me falou sobre isso quando eu era criança.” Christof ficou surpreso e satisfeito. Desde que a família havia se mudado para Portugal, ele não tinha encontrado ninguém que tivesse ouvido sobre os adventistas nem sobre o sábado.Mais tarde, ele contou aos pais o que Antônio tinha falado.

Certo dia, Christof convidou o amigo para ir à igreja com sua família. Mas a igreja ficava longe, a estrada era irregular e distante, era uma viagem muito difícil para um idoso. Então, aos domingos, Christof e a família o visitavam para estudar a Bíblia. Às vezes, o pastor também participava das visitas.

Em pouco tempo, toda a aldeia ficou sabendo que Christof estava lendo a Bíblia para Antônio. Marie-Elise, vizinha de Antônio, também não sabia ler e desejou que Christof lesse a Bíblia para ela. De fato, a maioria dos moradores antigos não sabia ler e desejou que o menino lesse a Bíblia para eles.

Quando Christof não estava fazendo tarefa escolar, ajudando em casa, cuidando das cabras, lendo para Antônio ou Marie-Elise, aproveitava o tempo conhecendo outros vizinhos e fazendo novos amigos. A maioria das pessoas que vive na comunidade é idosa. Christof e os irmãos são as únicas crianças. Os aldeões passaram a amar aquelas crianças cheias de energia, educadas e atenciosas, que se ofereciam para ajudar a trabalhar no jardim, cuidar dos animais ou fazer outras tarefas que os idosos já não conseguem. Christof e seus irmãos se tornaram os netos da aldeia.

Compartilhando a Palavra
A família de Christof queria fazer mais do que apenas ler a Bíblia para os moradores.
Então planejou realizar uma série de estudos bíblicos, durante uma semana. Todos na aldeia compareceram. Após aquela semana de estudos, a família e, às vezes, o pastor realizavam reuniões semanais em uma das residências da vila.

As pessoas dos vilarejos vizinhos ouviram falar das reuniões e também quiseram ouvir a mensagem. O irmão de Antônio, que vive do outro lado da montanha, convidou a família de Christof para ir à sua aldeia. Atualmente, três pequenos vilarejos têm pequenos grupos que se reúnem regularmente para estudar a Bíblia e aprender do amor de Deus. 

Alguns moradores começaram a guardar o sábado. O amor de Deus se espalha nas montanhas do centro de Portugal. Embora a maioria das pessoas nessa região se oponha a novas ideias e novas religiões, muitos aceitam a mensagem do amor de Deus; uma mensagem que começou com um menino, um idoso e algumas cabras.

Resumo missionário
• Portugal é um país situado no sudoeste da Espanha, na Península Ibérica, e tem o litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Sua capital e maior cidade é Lisboa.

• A língua oficial é o português, que também é falado no Brasil e dois países da África, bem como várias ilhas dos oceanos Atlântico, Pacífico e pequenas concentrações asiáticas.

• Os portugueses refletem uma diversidade de culturas. Nas últimas décadas,  imigrantes da África, Brasil e Ásia, deram ao país um caráter ainda mais multicultural.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (3° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário