Ótima Oportunidade

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Deus Acima de Tudo

Nascido em um lar cristão não adventista, Habamungu frequentava uma escola na qual havia aula de religião semanalmente. Os professores entregavam aos alunos uma pequena história bíblica para que fosse lida. Depois da leitura, os alunos deviam responder a algumas perguntas. Algumas vezes, as histórias pareciam confusas e Habamungu não tinha uma Bíblia que o ajudasse a conhecer mais sobre a história. Então, um amigo lhe deu o Novo Testamento. Então, a Palavra de Deus se tornou preciosa para ele.

Semente Plantada
Certo dia, um pastor adventista visitou a casa de Habamungu. O pai o convidou a entrar e ordenou que as crianças fossem brincar no pátio. Mas Habamungu ficou curioso e se escondeu perto da janela para ouvir a conversa. O pastor explicou que o sétimo dia era o sábado do Senhor. Até aquele momento, o sábado não significava nada para ele, mas as palavras do pastor plantaram uma semente no seu coração.

Quando Habamungu tinha doze anos de idade, ao ler o Novo Testamento, descobriu um texto que o deixou intrigado. Mateus 28:1 dizia: “Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana...” Ele pensava que o domingo fosse o dia do Senhor, mas esse versículo dizia que o sétimo dia era o dia santo de Deus! Habamungu contou aos amigos e juntos leram o versículo. Eles concordaram que, de acordo com esse verso, o sábado, o sétimo dia da semana, é o dia santo do Senhor.

Então, eles decidiram visitar a igreja adventista. No sábado, disseram ao professor que seus pais precisavam deles, mas na verdade fugiram para a igreja. O culto já havia começado. Então, eles se sentaram e ouviram o sermão. Habamungu percebeu que todos tinham uma Bíblia e acompanhavam a leitura dos textos escolhidos pelo pregador. Ele havia levado o Novo Testamento e tentou encontrar os versos. Um homem que estava ao seu lado o ajudou a encontrá-los. Eles aprenderam muitas coisas naquele dia!

No sábado seguinte, Habamungu e os amigos decidiram chegar mais cedo a fim de participar também da Escola Sabatina.Ele estava tão empolgado com a descoberta, que contou à mãe que tinha ido à igreja adventista. “Encontrei a igreja que ensina o que a Bíblia diz”, ele contou. E leu Mateus 28:1 para ela. A mãe não disse muita coisa, mas não parecia feliz.

No sábado seguinte, ele e os amigos novamente foram à igreja. A classe das crianças estava estudando os Dez Mandamentos. Quando leram o quarto mandamento, o assunto ficou muito claro para ele! Como alguém não entendia aquilo? Eles prometeram se lembrar do sétimo dia e santificá-lo.

Confrontos Vencidos
Na segunda-feira, o professor os puniu por terem faltado à aula. “Vocês vão ter tempo para religião depois que terminarem seus estudos”, ele disse. Naquele dia, os garotos decidiram, mais uma vez, obedecer a Deus.

O pai soube que Habamungu estava faltando às aulas para frequentar a igreja adventista. Ele o advertiu, mas o menino havia encontrado Deus e planejava continuar frequentando os cultos. “Deus cuidará de mim”, ele pensou.

No sábado seguinte, quando os garotos se dirigiam para a igreja, encontraram o pai de Habamungu. Ele ordenou que o filho fosse à escola. Quando, respeitosamente, ele se recusou a obedecer, o pai bateu nele. Algumas vezes, Habamungu apanhava antes de sair de casa, mas ele continuava frequentando a igreja.

Certo sábado, seu pai tentou matá-lo com um facão, mas o vizinho o salvou. Em meio à confusão, ele fugiu para a igreja e encontrou conforto em Mateus 10:22: “Todos odiarão vocês por Minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (NVI).

Finalmente, o pai o deserdou e ele ficou na casa dos membros da igreja. Apesar das dificuldades, Habamungu concluiu o curso como um dos melhores alunos da classe. Em seguida, as duas escolas da cidade expulsaram os alunos adventistas. A pressão sobre os amigos de Habamungu foi muito grande e eles deixaram de frequentar a igreja.

Enquanto morava na casa dos irmãos da igreja, Habamungu trabalhou para ajudar nas despesas. Aos dezesseis anos, ele pediu o batismo. Os membros da igreja o ajudaram muito e o pastor distrital pagou os dois primeiros anos do Ensino Médio. Habamungu dedicou a vida para se tornar pastor.

Hoje, ele testemunha: “Terminei o Ensino Médio e estou me esforçando para estudar Teologia na Universidade Adventista de Lukanga, no leste do Congo. Louvo a Deus, porque muitos parentes se tornaram adventistas. Oro para que meus pais venham a Cristo e aceitem essa fé tão preciosa. Também oro pela Universidade Adventista de Lukanga para que seja bem-sucedida na missão de conduzir os jovens à eternidade.”

Resumo Missionário
• A Universidade Adventista de Lukanga tem mais de 500 alunos e está crescendo rapidamente. É a única universidade adventista que utiliza o francês como idioma oficial na África Central.

• Cerca de 40% dos alunos não são adventistas.

• A instituição está expandindo seus residenciais, porém, necessita de mais salas de aula para atender o número crescente de alunos. parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir um novo edifício de aulas.
 
Fonte: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário