Esther é técnica de laboratório na Clínica Adventista de Mwanza, sendo a responsável pelos exames de sangue e outros fluidos corporais que indiquem uma infecção ou doença dos pacientes. Ela aprecia muito seu trabalho e sabe que ele é muito importante, pois ajuda o médico a diagnosticar e tratar o paciente. Mas, são as pessoas que ela conhece que tornam seu trabalho mais significativo.
As pessoas que chegam à clínica sempre têm necessidades especiais além do cuidado médico. Algumas vezes precisam de um local para ficar ou algo para comer. Algumas vezes chegam com necessidades espirituais. Esther ouve o que elas têm a dizer e tenta ajudá-las. Se estão procurando sentido para a vida, ela conta sobre o que Deus faz por ela e as convida a orar. E muitas aceitam.
Os membros da igreja local e pessoas caridosas da comunidade ajudam os funcionários da clínica a oferecer aos pacientes os cuidados emocionais de que precisam. O ministério da Clínica Adventista de Mwanza é dar às pessoas o auxílio necessário.
Enigma Resolvido
Recentemente, Esther examinou o sangue de um homem que sofria com feridas dolorosas na pele havia dez anos. Ele visitou vários centros de saúde em busca de tratamento, mas ninguém conseguia identificar a origem do problema. Receitaram-lhe vários cremes para tratar as feridas, mas nada funcionou. Então, um amigo lhe contou sobre a clínica adventista.
Quando Esther examinou o sangue do homem, encontrou evidências de um parasita que vive em água doce, entra na pele da vítima e se aloja em algum orgão. Assim que a causa dos sintomas foi encontrada, começou o tratamento com medicação que matava o parasita. Pouco tempo depois, os parasitas foram eliminados do corpo e a pele do homem foi curada. Ele ficou muito agradecido porque, finalmente, alguém conseguiu solucionar seu problema. Esther contou a ele que, antes de analisar qualquer amostra, ela pede a Deus que abra seus olhos e mente para ver o que Ele quer que ela veja.
Esperança Além da Cura
Outro dia, uma mulher chamada Marta* foi à clínica para fazer exame de sangue. Enquanto Esther colhia o sangue, ela começou a perguntar sobre Deus. Esther contou sobre o que Deus tinha feito em sua vida.
Outro dia, uma mulher chamada Marta* foi à clínica para fazer exame de sangue. Enquanto Esther colhia o sangue, ela começou a perguntar sobre Deus. Esther contou sobre o que Deus tinha feito em sua vida.
A condição de Marta requeria que fizesse exames regulares. Por isso, elas tiveram muitas oportunidades de conversar. Posteriormente, Esther convidou Martha para estudar a Bíblia e ela aceitou.
Quando elas se encontraram, Esther percebeu que Marta não sabia ler. Então, começou a ensiná-la. Estudaram com calma, lendo alguns versos por vez. Em seis meses, Marta já sabia ler e encontrou alegria em ler a Bíblia por si mesma. Em pouco tempo, ela desejou se tornar adventista do sétimo dia.
Quando as duas se conheceram melhor, Esther soube que o marido de Marta a havia abandonado porque ela não podia ter filhos. Ela precisava de um emprego para se manter. Esther se dispôs a ajudá-la e descobriu que a clínica estava precisando de uma faxineira. Marta foi admitida e está fazendo ótimo trabalho.
Compartilhando os Livros de Deus
Compartilhar o amor de Deus é o que proporciona mais alegria a Esther. Sempre que as pessoas mostram interesse, ela doa revistas ou livros. Quando alguém pergunta sobre Deus, sua fé ou sobre as crenças adventistas, ela oferece O Desejado de Todas as Nações.
Esther tem livros sobre saúde, que são os mais aceitos, porque a maioria das pessoas que vão à clínica não está bem de saúde. Esther sempre ora pedindo orientação divina ao escolher um livro ou revista para oferecer às pessoas.
“Não conheço todas as suas necessidades, mas Deus conhece. Aqueles que têm condições de comprar ficam contentes em fazê-lo e isso me permite comprar mais livros para doar àqueles que não podem comprar. Eles voltam para contar como estão felizes com a leitura”, Esther diz.
A equipe da Clínica Adventista de Mwanza tenta fazer tudo que pode em favor dos pacientes. Eles oferecem cuidado médico apropriado, mas também atendem outras necessidades básicas e dão apoio espiritual. Quando o novo hospital for concluído, eles serão capazes de fazer muito mais.
“Meu trabalho é ajudar a curar as pessoas. Mas meu ministério é levar os pacientes a conhecer o grande Médico. Todo o corpo de funcionários da clínica tem o mesmo sentimento. Não podemos fazer menos do que o nosso melhor, pois servimos a Deus”, Esther diz.
*Nome fictício.
Resumo Missionário
• Em 1972, a primeira clínica adventista foi inaugurada nas proximidades da cidade de Mwanza, tendo como base a sala de estar da casa do pastor. Ao longo dos anos a clínica cresceu e os serviços se multiplicaram. Hoje, ela conta com 15 leitos e atende aproximadamente 100 pessoas diariamente. Na região, é a única clínica que funciona 24 horas por dia.
• A clínica adventista oferece ampla gama de serviços incluindo: emergência, cuidados de saúde e educação, serviços odontológicos, exames de laboratório e atendimento materno-infantil.
• A igreja iniciou a construção de um hospital. Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará a concluir essa construção e ampliar a assistência médica para os oito milhões de pessoas da região.
FONTE: Lição da Escola Sabatina (2° Trimestre 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário