
A escola atendeu muitas pessoas em uma pequena ilha ao norte de Papua-Nova Guiné. Enquanto Serah caminhava, pensava nas gerações de crianças adventistas e não adventistas que passaram por aquela escola. Mas, as matrículas começaram a cair quando os adventistas mudaram de cidade e os habitantes locais perceberam que a escola pública, situada em uma ilha vizinha, era mais acessível financeiramente. Com um único professor aposentado e 15 alunos, uma comissão votou pelo fechamento da escola e convidou o governo a assumir as instalações e começar uma escola pública na ilha.
– Não deixe que o governo assuma a Escola Adventista – o sogro de Serah implorou.
Plano de Resgate
O coração de Serah doía, pois sabia o quanto a escola significava para muitas pessoas. Mas o que ela poderia fazer? Serah e sua família moravam em uma ilha maior, não muito distante. Tinha um bom emprego como professora de inglês do Ensino Médio e seus filhos estavam indo bem na escola.
Mas Serah não conseguia parar de pensar na escola missionária. Ela orava diariamente, pedindo a Deus orientação sobre o que deveria fazer. Então, se convenceu de que Deus desejava que ela voltasse à pequena ilha e salvasse a Escola Adventista. Para ela, parecia loucura tirar os filhos de uma boa escola e perder os benefícios da aposentadoria para aceitar um emprego no qual não seria assalariada. Mas, não poderia recusar o chamado divino.
Pediu demissão de seu emprego e informou à Missão que gostaria de ser professora voluntária. A família empacotou os pertences, mudou para sua terra natal e se instalou em uma das casas dos funcionários que estava vazia. Plantaram uma horta para prover alimento para a família. Os filhos de Serah sempre estudaram em excelentes escolas. Agora, eles iriam estudar na menor escola da região. Mas a fé de Serah os contagiava e eles confiavam no chamado da mãe e no poder de Deus para suprir suas necessidades.
Aprendendo Sobre Deus
Serah acordava diariamente às três da manhã para pedir a orientação de Deus. As mensalidades da escola ficaram mais baratas, e voluntários começaram a consertar as instalações. Em pouco tempo, uns poucos pais voltaram a matricular seus filhos na escola. Quando as pessoas viram quanto a escola tinha melhorado, decidiram voltar.
Durante três anos, Serah trabalhou incansavelmente para melhorar o currículo da escola. A pontuação cresceu do último lugar do país para o quarto lugar. As pessoas se perguntavam como isso era possível. Serah sabia a resposta. Deus a estava instruindo. Como professora de inglês, sabia a importância de ensinar o idioma: ler, escrever e falar. Os exames do governo eram feitos em inglês. Se os alunos não se destacassem nesse idioma, não seriam bem-sucedidos no exame. Ela usou vários métodos. Um deles era ler uma passagem da Bíblia diariamente. Quando encontravam o verso de que mais gostavam, copiavam no seu caderno de exercícios. A redação dos alunos melhorou muito. Um aluno de 14 anos aprendeu a escrever em inglês em dois meses e conseguiu fazer o exame nacional com sua classe. Conseguiu nota alta que lhe permitiu continuar os estudos no Ensino Médio.
Educação Contínua
O sucesso de Serah em fazer reviver a pequena escola missionária levou-a a voltar a estudar. Ela está estudando na Universidade Adventista do Pacífico e sua tese explora a importância do ensino de inglês nas primeiras séries em todas as escolas de Papua-Nova Guiné. Seus orientadores acreditam que sua pesquisa dará uma contribuição importante ao sistema de ensino no país.
Serah está convencida de que as crianças que usam a Bíblia em inglês como um de seus livros didáticos, aprendem o idioma de maneira mais rápida e eficiente do que as que não a usam. Ela viu em primeira mão que a leitura da Bíblia ajuda os alunos a dominar o idioma. E ela sabe que esse livro os ajuda a crescer espiritualmente.
Suprindo Uma Grande Necessidade
Muitas crianças em Papua-Nova Guiné vêm de famílias que não têm dinheiro para comprar uma Bíblia. Neste trimestre, nossas crianças estão arrecadando recursos para que as crianças em Papua-Nova Guiné e em todo o Pacífico Sul, tenham uma Bíblia que possam ler e pesquisar. A Bíblia nas mãos de uma criança influencia toda a família. Ajude nossas crianças a dar uma generosa oferta neste décimo terceiro sábado. Com essa oferta será possível comprar 15 mil Bíblias para as crianças em todo o Pacífico Sul.
Notícias Missionárias
• Muitas famílias no Pacífico Sul não têm uma Bíblia. Muitos pais não sabem ler nem escrever adequadamente e não há Bíblias disponíveis em seu dialeto. Mas uma criança que estuda inglês na escola consegue ler a Bíblia para seus pais. Dessa forma, uma única Bíblia na casa abençoa a família inteira.
• Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará na compra de Bíblias para as ilhas do Pacífico Sul. Cada Bíblia custa cerca de dez dólares.
FONTE: Lição da Escola Sabatina(1°Trimestre 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário