Ao lado da mãe, Marcos, um garoto de onze anos, participava da reunião do pequeno grupo, e pensou: “Todos na igreja pertencem a um pequeno grupo. Por que nós, crianças, não podemos ter nosso próprio pequeno grupo?” Quanto mais pensava nisso, mais animado ficava. “Não há razão para não termos nosso pequeno grupo. Só precisamos formar um!”
Marcos mora com os pais e quatro irmãos, em uma cidade na região central do Brasil. Sua igreja é pequena e faz parte de um distrito pastoral com outras nove congregações. O pastor não tem condições de atender às necessidades de todos os membros e interessados da igreja. Assim, ele incentiva e treina os membros para liderar as atividades da igreja e testemunhar. Certo dia, Marcos perguntou ao pastor como começar um pequeno grupo com crianças.
“Basta convidar seus amigos e planejar um programa para eles”, respondeu o pastor, que logo providenciou o material de que Marcos necessitava. Ao receber o material, Marcos chegou a ficar emocionado e se lembrou de que, no ano anterior, havia pregado na semana de oração das crianças, e não foi tão difícil. “Deus me ajudará a fazer isto”, ele pensou.
Pequenos Começos
Marcos planejou a primeira reunião, que seria realizada em sua própria casa. Convidou as crianças da igreja e as incentivou a convidar amigos da escola e vizinhos. No dia da primeira reunião, Marcos verificou tudo, para ter certeza de que tudo estava pronto. Várias crianças haviam confirmado presença. Mas será que realmente elas viriam?
Ao ouvir a batida na porta, Marcos correu para atender.
“Oi, estou muito feliz porque você veio”, ele disse à menina que acabava de chegar, enquanto dava a ela um papel para que escrevesse nele seu pedido de oração. Logo teve que receber outro visitante. Não demorou muito, a sala estava cheia de crianças desejosas de participar da reunião. Marcos deu as boas-vindas e pediu que se juntassem para orar, antes de começar oficialmente a reunião.
As crianças da igreja cantaram várias músicas, repetindo-as para que as visitantes pudessem aprender. Então, ele pegou uma caixa cheia de balões e pediu que cada criança pegasse um. “Encha bastante”, orientou ele, dando a cada criança algo para estourar os balões. “Tente estourar o balão de alguém, sem deixar que o seu seja estourado.” Uma pequena confusão se instalou, enquanto cada criança tentava estourar o balão da outra, mas protegendo o seu.
Quando a atividade terminou, Marcos explicou que os balões representam as crianças. Os objetos pontiagudos eram os obstáculos que encontramos na vida. “Deus nos protege dos obstáculos da vida para que possamos crescer mais fortes cada dia”, ele ensinou.
A primeira reunião foi um sucesso e as crianças agradeceram a Marcos pelo convite. Muitas delas continuaram frequentando as reuniões do pequeno grupo. Marcos garante que todos devem ter oportunidade de coordenar uma reunião ou uma atividade, assim, todos aprendem a liderar.
Amor e Apoio Mútuo
Na ausência do pastor, os anciãos locais sempre convidam Marcos e outras pessoas para pregar. Ele sente o chamado para ser pastor e agradece a oportunidade de servir a igreja falando e dirigindo cultos. Ele também é convidado para pregar em outras igrejas, tendo o cuidado de sempre envolver outras pessoas na realização do culto.
Marcos tem responsabilidade especial para com seu pai, que não frequenta regularmente a igreja, embora não falte quando Marcos prega, o que o deixa muito feliz. Mas ele ora para que o pai ame e sirva a Jesus. “Devemos permanecer fiéis em Cristo”, diz Marcos. “Todos têm dificuldades na vida: doença, tristeza, desafios. Por isso, devemos nos amar e apoiar mutuamente, orando uns pelos outros.”
A igreja que Marcos frequenta se reúne em uma garagem. Os membros estão trabalhando e orando para construir um lugar de adoração permanente. Mas até agora só têm o suficiente para construir o alicerce.
Recentemente, eles souberam que a igreja mundial irá ajudá-los a realizar o sonho de ter um templo em melhores condições para adorar e atrair pessoas para Jesus. Eles formam um grupo de crentes vibrantes, determinados a espalhar as boas-novas de Deus, e contam com o apoio das nossas ofertas no décimo terceiro sábado, em 22 de dezembro.
Resumo Missionário
• A congregação adventista de Araguanã, no centro-oeste do Brasil, se reúne em uma garagem. Outra congregação no Paraná, região sul, reúne-se em uma casa funerária.
• Parte da oferta do décimo terceiro sábado irá ajudá-las a construir um templo de onde pessoas serão alcançadas com a mensagem de Deus.
FONTE: Lição da Escola Sabatina(4° Trimestre 2012)
FONTE: Lição da Escola Sabatina(4° Trimestre 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário