Ótima Oportunidade

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mentiras do Inimigo

A calma ilha de Tanna faz parte de Vanuatu. É conhecida por seu vulcão ativo e pela seita conhecida como John Frum.

John Frum, Homem ou Mito?
Os seguidores da seita John Frum acreditam que há muitos anos um homem chamado John Frum, ao que tudo indica, um marinheiro norte-americano, apareceu aos líderes durante uma cerimônia tradicional. Dizem que John Frum contou que tinha ido ali para resgatá-los dos missionários e dos oficiais da colônia. Ele os instruiu a parar de seguir os caminhos do homem branco, jogar fora o  dinheiro e as roupas, tirar os filhos da escola e voltar a viver de maneira tradicional. Essas formas  tradicionais incluíam beber kava (um narcótico leve) e adorar as pedras mágicas que seus antepassados  lhes tinham dado. Os líderes da seita insistem que John Frum vive em seu vulcão sagrado, Yasur, que  significa “deus”, e fala com os líderes à noite, durante as cerimônias secretas.

Naquela época, a seita incluía uma porcentagem significativa de pessoas que viviam em Tanna. Max Senembe, líder leigo adventista, está trabalhando arduamente para levar os seguidores de John Frum a  Jesus Cristo. 

De Profeta a Adorador
John N. era membro da seita de John Frum. “John Frum veio na forma de um espírito e disse ao povo:  "Não vá à escola nem à igreja. Conserve suas tradições", John disse. “Então, tirei meus filhos da escola.  Tornei-me um porta-voz do líder da seita. Com o tempo, percebi que manter meus filhos fora da escola  não seria interessante para eles, então mandei-os para uma escola longe daqui. Mas continuei sendo  porta-voz do demônio que se chamava John Frum. 

“Então, alguém descobriu que eu tinha mandado meus filhos para a escola e me levaram ao tribunal comunitário. Os líderes não gostaram do que eu tinha feito e ameaçaram me bater. Como os participantes da seita viviam em um sistema de comunidade compartilhada, era perigoso e difícil  permanecer com eles. Então, me ofereci para sair da seita e mudar com minha família para longe da  aldeia. Eles concordaram.” 

Interferência Adventista
Os adventistas da área em que John vive convidaram a esposa e os filhos dele para visitarem a igreja.  As crianças gostaram dos programas e começaram a participar regularmente. O filho o convidou para se  juntar a eles e ele aceitou o convite. Quando o pastor Max realizou uma série evangelística por uma  semana, John compareceu. Ali aprendeu verdades básicas da Bíblia, incluindo quem é Jesus, o  significado do sábado e a verdadeira segunda vinda de Jesus. Max estudou a Bíblia com John e sua  família. Demorou dois anos, mas toda a família se uniu à Igreja Adventista. Outros líderes daquela seita  abandonaram suas crenças e aceitaram Jesus como o único Deus verdadeiro. 

O pastor Max fez da seita de John Frum seu campo missionário, trabalhando arduamente para  identificar os membros da seita e falando para eles sobre Jesus. “John Frum está morto”, ele disse. “Ele  não vai voltar.  Jesus está vivo, Ele ama você e voltará, não com bens materiais, mas para levar Seus seguidores para o Céu”. 

Muitos membros da seita perceberam que passavam a vida adorando um demônio, não a Deus. Eles  ouvem a palavra de Deus e abandonam a seita. Mas outros ainda se apegam a suas crenças e tradições. 

Um Testemunho Constante
Enquanto Max compartilha sua fé em seu distrito e pastoreia 300 membros em quatro congregações adventistas, outros compartilham a mensagem do amor de Deus através dos ministérios da saúde. Os adventistas reformaram duas clínicas médicas na ilha de Tanna. Os enfermeiros adventistas cuidam das necessidades de saúde da população e compartilham o amor de Deus por meio do seu ministério. 
Realizam atividades clínicas externas e dias de vacinação nos vilarejos vizinhos. Ensinam aos pais  como ter uma vida saudável e prevenir doenças. Também ensinam sobre saúde materna e infantil para  as grávidas e novas mães. 

As pessoas percebem que os adventistas se preocupam com elas. Apreciam os cuidados que recebem a  um custo acessível e estão contentes por não precisarem caminhar sob o sol causticante até a clínica do  governo. 

Parte da oferta deste décimo terceiro sábado ajudará a construir clínicas médicas nas áreas isoladas e de difícil acesso nas ilhas do Pacífico Sul. Obrigado por compartilhar seus recursos para que outros saibam  que Deus cuida deles e quer que tenham boa saúde e adorem a Jesus, o Salvador que voltará. Ele não  trará presentes, mas levará os fiéis para o Lar. 

Resumo Missionário
• O local em que está localizada a Clínica Adventista, no sudeste de Tanna, também é o lar de muitos  seguidores da seita de John Frum. Eles esperam que um dia John Frum volte com presentes extravagantes para seus seguidores fiéis. 
• Os falsos ensinamentos da seita de John Frum torcem as verdades bíblicas e cegam as pessoas em  relação à verdade. 
• Clínicas médicas dirigidas por enfermeiros adventistas atenciosos e MP3 players contendo a Bíblia em  Pidgin, a linguagem do comércio do Pacífico Sul, ajudarão a divulgar as verdades de Deus para as pessoas que precisam ouvir.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário