Ótima Oportunidade

segunda-feira, 4 de março de 2013

Pronto Para Servir

A enfermeira Nancy estava parada no quintal de sua pequena casa e observava o mar. Ela havia  trabalhado a maior parte de sua vida como enfermeira e professora de enfermagem nessa pequena ilha  em Vanuatu. 

Então, havia chegado o momento de parar e deixar que alguém mais jovem levasse o fardo. Mas ela  não estava pronta para se aposentar. Olhou para o céu e orou: “Pai, desejo continuar a Seu serviço. Por  favor, mostre-me aonde devo ir.”

“Quero Servir”
Então, Nancy soube que um antigo posto de saúde de sua aldeia natal estava sendo reformado para se tranformar em uma clínica. Seus olhos brilharam de entusiasmo, pois no mesmo instante ela soube o  que Deus queria que ela fizesse. Ansiosamente, viajou para sua vila natal. “O senhor vai precisar de  uma enfermeira”, ela disse ao pastor. “Quero me oferecer como voluntária.” 

O pastor sorriu. Deus tinha enviado a pessoa mais qualificada da ilha para trabalhar na nova clínica! O amor de Nancy por Deus a tornava uma excelente representante dEle para as pessoas que necessitassem  de seus cuidados.

Nancy ficou feliz ao assumir suas novas responsabilidades. Os enfermos e machucados passaram a  receber tratamento médico próximo de sua casa, em vez de caminhar muitos quilômetros em clima  quente até a clínica pública. 

Agradecendo 
“Esse emprego é minha maneira de agradecer a Deus e à igreja tudo que fizeram por mim. Quando meu  pai não podia pagar minha mensalidade escolar, a Missão me enviou para uma Escola Adventista de  Ensino Médio e depois, para a escola de enfermagem. Durante esse tempo, aceitei Jesus como meu  Salvador. Trabalhei como enfermeira e ensinei enfermagem por muitos anos. Agora, quero usar meus  dons para compartilhar minha fé com outras pessoas.”

Nancy mora perto da clínica e pode atender as pessoas, sempre que é necessário. Ela limpa as lesões, coloca ataduras e dá remédios, além de prestar atendimento. E quando necessário, envia aqueles que precisam de maiores cuidados para o único hospital da ilha, localizado em uma cidade a mais de duas  horas de distância de carro.

Marie chegou à clínica missionária para seu exame pré-natal regular. Se não existisse essa clínica, ela  teria que andar várias horas sob o sol causticante até a clínica do governo. Outra mulher chegou com  um corte acima do olho. Nancy conversou gentilmente com a paciente, enquanto limpava e dava alguns  pontos para fechar o ferimento. Ela pediu à mulher que retornasse depois de dois dias para verificar se  não havia infecção. Sem os cuidados da clínica, o ferimento dessa mulher poderia ser fatal. 

Ministério Pessoal
Mais do que compartilhar sua habilidade médica, Nancy ama compartilhar o amor de Deus com aqueles  a quem ela ajuda. Muitas pessoas da região não têm fé em Deus. “Estou muito feliz em retribuir a Deus  e à minha igreja o que recebi”, ela diz. 

Seus pacientes favoritos são as mães e seus bebês. Ela pesa e mede as crianças e aplica vacinas. Ensina  às novas mães como manter seus bebês saudáveis e bem nutridos. 

A enfermeira Nancy sabe quanto é importante a clínica adventista para os milhares de pessoas que  vivem na zona rural da região. “Já vi pacientes morrerem sem assistência médica adequada. Vi bebês  desnutridos, lutando pela vida. As mães estavam desesperadas para ajudar seus filhos. Com  atendimento médico adequado, muitos que antes não teriam sobrevivido foram curados e progrediram.  Meu desejo é de que todos nas ilhas do Sul do Pacífico pudessem ter uma clínica como esta”, diz  pensativa. 

Clínicas do Sul do Pacífico
Há vários anos, a Divisão do Sul do Pacífico iniciou um programa para melhorar as antigas clínicas  médicas em seu território. Algumas clínicas eram um pouco melhores que cabanas com telhados de  palha, com suprimentos limitados e um atendente com formação básica. As Igrejas da Divisão  começaram a adotar uma clínica, adquirindo equipamentos médicos e materiais de construção e às  vezes enviando operários para a reconstrução da clínica. Enfermeiros bem treinados estão sendo  chamados para trabalhar nas novas clínicas e o governo fornece medicamentos. 

Mas, algumas áreas remotas do Sul do Pacífico ainda não têm acesso a cuidados médicos. A construção  de uma clínica para servir essas regiões isoladas é mais cara porque os materiais precisam ser  transportados de avião. Mas sem uma clínica, milhares de pessoas estão em risco. Elas precisam  caminhar durante dias para chegar a uma clínica ou hospital onde possam receber tratamento. 

Parte das ofertas do décimo terceiro sábado deste trimestre ajudará a construir, pelo menos, quatro  clínicas médicas nas regiões mais isoladas de Papua-Nova Guiné ou uma das outras ilhas, verdadeiras  nações, no Sul do Pacífico. 

Logo que a clínica é estabelecida, as pessoas percebem que os adventistas se preocupam com elas.  Sentem o coração aquecer com a mensagem do evangelho e procuram uma vida melhor por meio de  Cristo. Nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará a fortalecer o evangelismo nesses lugares tão  remotos do mundo. 

Resumo Missionário
• Embora quase todas as crianças frequentem a escola primária, a maioria não continua os estudos,  tornando Vanuatu um dos países menos alfabetizados no Sul do Pacífico.
• A maioria das pessoas em Vanuatu trabalha na agricultura de subsistência, cultivando apenas o  suficiente para alimentar a própria família.
• O cristianismo é a religião mais comum em Vanuatu; mas o culto às cargas, como de John Frum,  centraliza sua adoração na crença de que um dia seu fundador (geralmente americano) virá às ilhas  trazendo presentes extravagantes para aqueles que são fiéis.

 Fonte: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário