Ótima Oportunidade

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Vilarejo Escondido

Joel Toa abaixou a cabeça e afastou do caminho os galhos de árvores e os cipós. Ele caminhava com  dificuldade atravessando riachos escondidos pela folhagem espessa que crescia na encosta da   montanha. 

Estava caminhando havia mais de uma hora, à procura de uma casa que, conforme lhe disseram, estava  localizada em uma clareira no meio do mato.  

Joel tinha ajudado a dirigir uma série evangelística, distante cerca de meia hora da capital de Vanuatu.    Ele e seus colegas estavam visitando os interessados que haviam participado das reuniões. Eles    observaram que vários eram adventistas que não viviam perto de um grupo ou igreja. Durante uma    dessas visitas, ele ficou sabendo a respeito de uma família que realizava seus cultos sozinha em um    pequeno vilarejo no meio da selva. 

Joel seguiu as instruções e, finalmente, encontrou um pequeno aglomerado de casas tradicionais, distribuídas ao longo de uma estrada de terra cheia de buracos, que não aparecia em nenhum mapa. 

Localizou a família que adorava sozinha. Joel convidou os membros da família para estudar a Bíblia e  eles aceitaram com prazer. 
O pequeno grupo se reuniu para ler a Bíblia à luz de um lampião de querosene. Joel percebeu que o  casal não sabia ler nem escrever. 

A Nova Escola
Joel se ofereceu para ensinar um casal a ler e eles aceitaram. Logo perceberam que várias pessoas do  local não sabiam ler nem escrever. Na verdade, nenhuma das crianças que foram para ouvir os cânticos  e as lições da Bíblia tinha jamais segurado um lápis na mão. Joel descobriu que não havia nenhuma  escola do governo no local. “Precisamos começar uma escola”, ele disse aos seus novos amigos. 

Uma escola! As crianças ficaram animadas ao saber que, talvez, teriam uma escola em sua aldeia.  Poucos dias depois, um homem chamou Joel para conversar. “Esta terra é minha “, ele disse apontando  para o local em volta dele. “Se você construir uma escola, esse terreno será seu.” 

O pai daquele senhor ouviu notícias sobre o plano e foi ver por si mesmo. Ele mediu quatro metros para uma sala de aula. Joel explicou que havia muitos alunos que gostariam de estudar na escola, mais do  que caberia naquela pequena sala de aula. Joel demarcou uma área muito maior, mais adequada para  receber cerca de 60 crianças. O senhor sorriu e balançou a cabeça concordando. Seus olhos brilhavam.  Joel pediu aos moradores que cortassem árvores e recolhessem materiais para a construção da escola. 

Joel recrutou voluntários para ajudar a construir a escola de duas salas. Todos os fins de semana e  feriados os homens caminhavam 90 minutos para chegar à aldeia pela estrada acessível mais próxima. Levavam seu próprio alimento e água.

Em poucos meses o prédio da escola foi concluído e um professor voluntário chegou para alfabetizar 56  pessoas, entre adultos e crianças. Em quatro meses, os alunos aprenderam a ler a Bíblia. A confiança  deles cresceu quando perceberam que podiam aprender a ler e expandir seus horizontes. 

Crescendo Para Jesus
A escola continua crescendo e hoje tem 180 alunos. Mais crianças vêm todas as semanas, crianças  como a Mary. 
Mary tinha observado crianças subindo a estrada de cascalho recém-construída em direção à nova  escola. Ela também queria ir à escola, mas a tia, com quem ela vivia, não sabia se devia permitir. 

Um dia, quando Mary viu as crianças indo para a escola, fugiu de casa e as seguiu. Quando as crianças  chegaram à escola, Mary ficou perto da floresta, sem saber o que fazer. 

Ela observou as crianças entrarem na sala de aula e ouviu quando cantavam sobre Jesus. A professora a  viu de longe e fez sinal para que ela se aproximasse. Ela caminhou timidamente em direção à professora sorridente. “Você quer vir para a escola?”, a professora perguntou. Mary respondeu que sim. 

Justamente naquele momento, uma jovem mulher carregando um bebê se aproximou. Era a tia de Mary. 

“Ela pode vir estudar aqui?”, a professora perguntou. A tia pensou por um momento e depois com um  aceno concordou. Sim, ela podia estudar. Mary continua estudando na Escola Adventista da aldeia,  aprendendo a ler, escrever e adorar a Jesus. 

Crescendo Na Fé
Os estudos bíblicos continuam e o grupo superou o espaço da casa em que se reuniam. O projeto Maranatha International construiu uma igreja simples no terreno da escola para servir a congregação que, em quatro anos passou de quatro membros para 34. A igreja, que foi ampliada com uma lona para  abrigar 100 pessoas, fica lotada aos sábados.

Graças aos fiéis obreiros leigos e às ofertas generosas para as Missões, a vida na aldeia Mamau nunca  mais será a mesma. 

Resumo Missionário
• Muitas crianças que frequentam a escola vêm de famílias cujos pais nunca frequentaram a escola ou estudaram apenas alguns anos. Os pais querem que seus filhos estudem e trabalhem com o objetivo de  obter uma vida melhor. 
• Ao doar uma Bíblia para essas crianças, não somente ensinamos a elas o amor de Deus e Suas leis,  mas conduzimos toda a família para Cristo. 
• O projeto infantil deste décimo terceiro sábado é arrecadar fundos para comprar 15 mil Bíblias para  doar às crianças cujas famílias não têm Bíblia. Essas Bíblias unirão muitas famílias em Cristo através das crianças.

FONTE: Lição da Escola Sabatina (1° Trimestre 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário